Defesa Civil cobre barreira e protege oito casas em rua do bairro da Torre

Por - em 31

A Defesa Civil do Município coordenou na manhã desta quinta-feira (29) uma operação de cobertura de barreira na Rua Minervino Bione, no bairro da Torre. A iniciativa fez parte do elenco de ações preventivas realizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por conta da regularidade das chuvas caídas na Capital.

O objetivo foi proteger oito residências instaladas em locais de risco. Dezoito pessoas da equipe aquática da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), que possuem treinamento para subir em encostas, ajudaram a fazer o trabalho.

O coordenador da Defesa Civil, Manoel Duré, afirmou que a ação desta quinta-feira impediu uma espécie de ‘efeito dominó’ entre as residências do local. “Fizemos a cobertura com a lona para evitar deslizamento de barreira. Porque, se isso acontecesse, duas casas que ficam na parte de cima desmoronariam, atingindo outras seis mais embaixo. Como estamos em período chuvoso, executamos a operação em locais mais urgentes”, afirmou.

Além de instalar as lonas, a equipe aquática da Emlur fez a redução da vegetação e remoção de resíduos existentes na região. Paralelamente às operações realizadas nas barreiras das áreas de risco, a autarquia continua executando a limpeza das comunidades ribeirinhas. Enquanto isso, a Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) está desobstruindo galerias, dando seguimento ao trabalho preventivo e emergencial.

De acordo com a Defesa Civil, existiam 34 áreas de risco na Capital no início da atual gestão. Com as ações paralelas e intersetoriais realizadas pela PMJP – a exemplo da construção do Condomínio Residencial Gervásio Maia, que removeu 1.336 famílias instaladas antes em regiões vulneráveis – o número caiu para 30 locais.