Defesa Civil da Capital realiza ações para evitar deslizamentos

Por - em 25

A chegada do período de chuvas traz a iminência de deslizamentos de terra e enchentes. Na tentativa de diminuir o impacto dos estragos na cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa tem mantido diariamente diversas ações que estão sendo realizadas pela Defesa Civil, através do Plano de Contingência. O trabalho envolve a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal, Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam).

Estão sendo executados serviços de limpeza, desobstrução e manutenção nos sistemas de drenagem e esgotamento; retirada de entulhos das vias públicas, encostas e sopé de barreiras; limpeza de áreas ribeirinhas; retirada do lixo das calhas de drenagem e recuperação de pavimentações em várias comunidades, visitas a casas em comunidades que apresentam risco de deslizamento, além de um trabalho educativo de conscientização junto a população para não jogar lixo nas ruas, no topo e sopé das barreiras e nem cortar as barreiras.

“A população também pode ajudar não jogando lixo nos terrenos baldios, rios, córregos e sopé das barreiras, pois a sujeira pode entupir as bocas-de-lobo e causar enchentes”, destaca o engenheiro Lutgard Padilha, da Defesa Civil.
Cobertura de encostas e barreiras – Outro trabalho preventivo que está sendo desenvolvido é a cobertura de encostas e barreiras na Capital. O trabalho consiste na colocação de lonas sobre as barreiras, evitando assim possíveis deslizamentos.

O trabalho, executado por homens da Emlur, Guarda Municipal e da Seinfra, deverá atingir várias áreas da Capital, podendo chegar a cerca de 20 pontos em toda João Pessoa, a exemplo do que já aconteceu na comunidade da rua Tito Silva, próximo a lombada eletrônica na Beira Rio; na barreira localizada na rua Minervino Bione, na Torre e no Beco da Botina, no Róger. Na próxima semana será coberta uma barreira localizada no Bairro de Cruz das Armas.

“São ações extremamente importantes que são tomadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa dentro dos preparativos para a chegada do período chuvoso, evitando riscos para a população, como deslizamento de barreiras”, enfatizou Lutgard Padilha. A perspectiva é de que todo o trabalho de cobertura de encostas e barreiras com lonas seja concluído no final de maio, antes do início das chuvas.