Defesa Civil de JP intensifica monitoramento das áreas de risco

Por - em 21

Mesmo com as chuvas dos últimos dias na Capital paraibana, a Defesa Civil de João Pessoa não registrou nenhuma chamada de emergência, segundo informou nesta quinta-feira (17) o coordenador do órgão, Manoel Duré. No entanto, ele ressaltou que técnicos estão intensificando o trabalho de monitoramento das 34 áreas consideradas de risco no município.

“Esse trabalho de monitoramento está sendo feito diariamente, com as equipes indo até as áreas de risco eminente, como barreiras, encostas e rios, verificando in loco as condições”, disse Duré. O coordenador, inclusive, faz um alerta às comunidades residentes nesses locais. “Ao menor sinal de deslizamento ou desmoronamento de barreiras ou casas, e de alagamento de grande escala de rios, a população deve abandonar imediatamente o local e acionar a Defesa Civil, ligando para o número 0800-285-920”.

Prevenção – Desde abril deste ano a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Defesa Civil Municipal, Emlur, Secretarias de Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infra-Estrutura (Seinfra) e Guarda Municipal, vem realizando uma série de ações preventivas nos bairros. Foram realizadas coberturas de encostas e barreiras, para evitar possíveis deslizamentos, e executados serviços de limpeza, desobstrução e manutenção nos sistemas de drenagem e esgotamento; retirada de entulhos das vias públicas, encostas e sopé de barreiras; limpeza de áreas ribeirinhas; retirada do lixo das calhas de drenagem, recuperação de pavimentações em várias comunidades e visitas a residências, onde técnicos da Defesa Civil verificaram a real situação de cada casa e se ofereciam risco ou não as famílias.

Também integraram essas ações a realização de um trabalho educativo de conscientização junto a população para não jogar lixo nas ruas, no topo e sopé das barreiras e nem cortar a vegetação das barreiras. “Foram ações extremamente importantes tomadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa dentro dos preparativos para a chegada do período chuvoso, evitando riscos para a população, como deslizamento de barreiras”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil da Capital, Manoel Duré.

Previsão do tempo – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar a cair sobre a Capital até sábado (19). Nesta quinta-feira (17), até às 24h, segundo aviso especial do Inmet, há condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas do litoral pessoense.

Já nesta sexta-feira (18), a previsão é de céu nublado com chuvas e ventos variando de intensidade entre fracos e moderados. A temperatura máxima será de 27ºC. No sábado (19), segundo o Inmet, o tempo ficará nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas em áreas isoladas.