Defesa Civil deve demolir mais casas em áreas de risco na Capital

Por - em 72

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) identificou mais moradias em áreas de risco que deverão ser demolidas por causa de deslizamentos decorrentes das chuvas dos últimos dias em João Pessoa. Segundo o órgão, serão demolidas a partir desta quinta-feira (28) duas casas na comunidade Novo Horizonte, no bairro do Cristo, e uma casa na comunidade Jardim Mangueira, em Mandacaru. O trabalho está sendo realizado com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, o órgão segue monitorando as áreas atingidas pelas chuvas, mas destacou que as ações emergenciais já foram controladas. Desde essa terça-feira (26), uma equipe está trabalhando na demolição de três casas na comunidade Saturnino de Brito, em Jaguaribe.

Noé explicou que a medida é necessária para a segurança dos moradores das casas afetadas e das comunidades. “São moradias que estão em área de risco total e não tem como recuperar”, afirmou. As famílias estão sendo assistidas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e já estão inscritas no auxílio moradia para pagar o aluguel de uma nova casa.

Mesmo passado os dias de chuvas mais fortes na cidade, em caso de emergência a população pode acionar a Defesa Civil através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana.

Limpeza no Rio Jaguaribe – As equipes da Defesa Civil continuam trabalhando na limpeza do rio Jaguaribe, na comunidade Tito Silva, localizada no bairro do Castelo Branco. Há duas semanas, agentes da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) estão retirando a vegetação aquática para evitar alagamentos nas casas ribeirinhas.

Para a realização da limpeza, foi enviada para a comunidade uma escavadeira hidráulica. Segundo Noé Estrela, o trabalho será estendido para o Bairro São José. “A limpeza continua na Tito Silva, e já estamos descendo em direção à Beira Rio”, disse.

Ação em Cruz das Armas – Desde a semana passada, equipes de vários órgãos da PMJP, coordenada pela Sedes, estão trabalhando numa ação dentro da comunidade Lagoa Antônio Lins, no bairro de Cruz das Armas, para evitar alagamentos e problemas de saúde decorrentes das chuvas. Está sendo realizada a retirada de lixo no entorno da comunidade, eliminação de depósitos de entulhos, desobstrução de 19 galerias, limpeza da vegetação aquática, vacinação de animais e ações de combate à dengue. A ação deve se estender até o próximo mês.