Defesa Civil e secretarias operacionais reforçam monitoramento e mantém prontidão para atender chamados

Por Carolina Queiroz - em 901

A previsão é de mais chuvas para os próximos dias na Capital, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Diante disso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria de Defesa Civil, bem como as secretarias operacionais da PMJP, continuam monitorando, realizando trabalho preventivo e atendimento para os possíveis chamados da população.

Segundo Noé Estrela, responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP), até o final da manhã desta quarta-feira (11) não houve registro de ocorrência no centro de operações da Defesa Civil, nem registro de ponto de alagamento.

“Choveu 104 mm³ de terça (10) para quarta-feira (11). Os bairros onde mais choveu foram os bairros de Manaíra, Altiplano e Tambauzinho. Todas as Secretarias da Prefeitura de João Pessoa estão de plantão. Estamos trabalhando incansavelmente para prevenir e impedir que a população tenha transtornos com a chuva”, ressaltou.

Ainda de acordo com o coordenador, a Defesa Civil permanece em observação constante sobre possíveis avisos de atenção emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Trabalho preventivo – A redução das ocorrências na Capital é fruto de uma ação capitaneada pela Defesa Civil Municipal. ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’, é uma parceria com as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

“Essas ações integradas compreendem desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências em áreas de risco, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução e recuperação de galerias pluviais e assistência social”, explicou Noé Estrela.

Serviços – As ações executadas pelas Secretarias da PMJP podem ser solicitadas pela população através dos seguintes contatos:

Disk Defesa Civil (24 horas): 0800 285 9020

Seinfra: 0800-031-1530 ou seinfra@joaopessoa.pb.gov.br

Sedurb: 3218-9151 ou ascomsedurb@gmail.com

Emlur: 0800-083-2425, 3214-7628 ou 3214-7644

(Alô Limpinho); e 3255 8444 (Alô Limpeza)