Defesa Civil e Seinfra iniciam ações para solucionar problemas de obstrução de galerias das Três Lagoas

Por Carolina Queiroz - em 432

Equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) e da Secretaria de Infraestrutura iniciaram, nesta semana, ações para solucionar problemas de obstrução de galerias nas Três Lagoas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, o objetivo das ações da Prefeitura é o de resolver o problema de inundação do sistema antigo de galerias, que estava obstruído.

“Está sendo realizado um levantamento topográfico da área. Vamos fazer um desvio do sistema de galerias e aumentar a tubulação, de 1000 para 1500 o diâmetro dos canos”, explicou Noé Estrela.

Em abril deste ano, no trabalho de remoção de entulhos, promovido pela Defesa Civil, pneus, colchões, lixo domiciliar, pedaços de madeira e de ferro, escada de ferro, uma bicicleta ergométrica e até dois postes de energia elétrica foram encontrados dentro da galeria pluvial que atende ao bairro de Oitizeiro, na Capital.

Todo esse material acarretou em um problema maior. É que, com as galerias entupidas, o nível da água nas Três Lagoas aumentou consideravelmente e acabou alagando algumas casas na comunidade.

O coordenador destacou ainda que a Defesa Civil continua com o trabalho de limpeza de rios e de galerias, além de desobstrução de canais. “Estamos trabalhando na limpeza do Rio Cuiá e continuamos com a limpeza com máquina na Rua Xavier Júnior, entre os bairros do Cristo e Cruz das Armas”, completou.

 ‘João Pessoa em Ação’ – As ações da Defesa Civil são parte do programa ‘João Pessoa em Ação’. O objetivo é promover intervenções que minimizem o impacto das chuvas para população e prevenções de desastres.

Há cinco anos, o programa promove, de acordo com um calendário pré-estabelecido com as secretarias participantes, ações como desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social, entre outras.

Parceiros – São participantes as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com a realização de revisão e substituição de placas de sinalização vertical, levantamento in loco para a elaboração de projetos de melhoria de fluxo e ações educativas com a equipe de Educação no Trânsito, entre outras.

Ocorrências – O atendimento da Defesa Civil funciona 24 horas pelo número 0800 285 9020. A Coordenadoria fica no Paço Municipal, na Praça Pedro Américo, 70, 1º andar, no Centro de João Pessoa.