Defesa Civil faz cobertura de encostas e barreiras na Capital

Por - em 31

A Defesa Civil de João Pessoa conclui nesta terça-feira (4), na comunidade Maria do Nazaré, no Funcionários II, a cobertura de encostas e barreiras na Capital. Trata-se de uma ação preventiva realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) com o objetivo de evitar transtornos e prejuízos para a população no período de chuvas. O trabalho, que consiste na colocação de lonas sobre as barreiras, evitando assim possíveis deslizamentos, está sendo executado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal e Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra).

Durante o mês de abril cerca de 20 pontos da Capital tiveram barreiras e encostas cobertas por lona, a exemplo da comunidade da rua Tito Silva, próximo a lombada eletrônica na Beira Rio; na barreira localizada na rua Minervino Bione, na Torre; no Beco da Botina, no Róger; na barreira localizada no Bairro de Cruz das Armas e, agora, na comunidade Maria do Nazaré.

“São ações extremamente importantes previstas no Plano de Contingência da Prefeitura de João Pessoa e estão dentro dos preparativos para a chegada do período chuvoso, evitando riscos para a população, como deslizamento de barreiras”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil na Capital, Manoel Duré.

Na tentativa de diminuir o impacto dos estragos das chuvas na Capital, a PMJP tem mantido também, diariamente, diversas ações, como a visita em residências, onde técnicos da Defesa Civil verificam a real situação de cada casa, se oferecem risco ou não as famílias. As inspeções são solicitadas pelas próprias famílias, que temerosas com as chuvas, quedas das casas e deslizamento de barreiras estão acionando a Defesa Civil que vem atendendo os pedidos. “Nestas visitas verificamos a real situação de cada residência, se é caso de retirada ou não da família”, ressaltou Manoel Duré. Após as visitas, os técnicos elaboram um relatório que é encaminhado as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) ou Infra-Estrutura (Seinfra).

Estão sendo executados ainda serviços de limpeza, desobstrução e manutenção nos sistemas de drenagem e esgotamento; retirada de entulhos da vias públicas, encostas e sopé de barreiras; limpeza de áreas ribeirinhas; retirada do lixo das calhas de drenagem e recuperação de pavimentações em várias comunidades. Também integram essas ações a realização de um trabalho educativo de conscientização junto a população para não jogar lixo nas ruas, no topo e sopé das barreiras e nem cortar as barreiras. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 0800285920.