Defesa Civil faz reconhecimento de área e prepara simulação de resgate

Por - em 76

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) visitou na manhã desta quinta-feira (19), a comunidade do Timbó no bairro dos Bancários, para conhecer e organizar o local onde será feita a simulação de resgate antidesastre programada para a área. Esta simulação vai acontecer no sábado (5) de maio, e tem o objetivo de preparar as equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais para a prevenção de possíveis incidentes naturais ocasionados durante o período de chuvas na Capital.

Na reunião em campo, foi feita uma visita aos possíveis locais com risco de alagamento e deslizamentos. No local onde o treinamento vai acontecer, serão montadas uma base de apoio, uma área de espera, um posto de comando unificado e uma área destinada à imprensa.

“É muito importante estarmos preparados para esse tipo de situação. No dia da simulação vamos criar uma situação real com 30 famílias aqui da comunidade do Timbó, um total de aproximadamente 100 pessoas. Vamos fazer a evacuação dessas pessoas e fechar acessos à comunidade. Esse mapa da área serve para termos uma ideia e também para entendermos como vai acontecer essa situação”, explicou coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela.

Preparativos – O engenheiro da Comdec, Alberto Sabino explicou como deve acontecer essa preparação das equipes da Defesa Civil e de outros órgãos públicos envolvidos. “Temos que estar prontos, com cada equipe participante integrada. Durante a simulação algumas famílias vão ser retiradas das suas casas e outras vão resistir a essa saída. Então, todos devem estar afinados para não acontecer nenhum imprevisto”, explicou.

“Durante esse tipo de ocorrência fazemos um atendimento emergencial direto às famílias, com um caminhão abastecido com cestas básicas, colchões, mantas térmicas, garantimos uma refeição e o transporte até o local de abrigo provisório dessas famílias, até que a situação se normalize”, disse o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira.

No final da visita, o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa comentou o resultado do trabalho. “Como nós trabalhamos com a natureza, ela vem sempre de forma imprevista, então queremos colocar para as 30 famílias que vão participar, a necessidade delas se comportarem da melhor forma possível, para o caso de uma situação real. A visita hoje foi maravilhosa, com todos os órgãos envolvidos identificando os locais mais críticos e as rotas, tomando conhecimento de onde vão se deslocar. Então, cada secretaria municipal vai verificar e definir a partir de agora o que cada uma pode dispor no dia, para que o plano completo seja traçado para o dia cinco de maio”, disse Noé Estrela.

Parceiros – As secretarias envolvidas nesse treinamento são: Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Meio Ambiente (Semam); Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Guarda Municipal. Além dos parceiros necessários nesse tipo de situação como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Energisa e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).