Defesa Civil faz vistoria preventiva em prédios da rua Duque de Caxias

Por - em 26

A Defesa Civil Municipal, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e o Corpo de Bombeiros realizaram na tarde desta quarta-feira (27) uma vistoria em dois prédios localizados na rua Duque de Caxias, Centro Histórico da Capital. Segundo Lutgard Padilha, engenheiro da Defesa Civil, as edificações apresentam iminência de desabamento por falta de manutenção e abandono por parte dos proprietários.

“Após a conclusão da vistoria será elaborado um laudo da perícia para ser encaminhado ao Ministério Público, órgão que irá determinar as medidas a serem tomadas”, explicou Lutgard. Desde 2006, a Defesa Civil junto com o Iphaep já identificaram 87 prédios abandonados em todo Centro Histórico. Do total, 73 apresentam recuo zero (ocupação das calçadas), 23 foram vistoriados e 13 já estão interditados.

O engenheiro do Iphaep, Sérgio Prado Machado, adiantou que as edificações apresentam um estado avançado de deteriorização, o que poderá acarretar em desabamento e até mesmo oferecer risco de vida para pessoas que circulam naquela área. “Mesmo com a fita de interdição as pessoas continuam transitando pelas calçadas e estacionando os carros na entrada dos prédios”, lembrou.

Ele relembrou que a pouco mais de 15 dias um carro que estava estacionado na porta de um dos prédios visitados foi atingido pelos escombros. “Por isso alertamos a população para que evitem estacionar ou transitar perto dos edifícios interditados”, reforça Lutgard Padilha.