Defesa Civil inspeciona imóveis em áreas atingidas pelas chuvas

Por - em 37

Com a diminuição das chuvas em João Pessoa, a Defesa Civil Municipal vai avaliar a situação dos imóveis de famílias que estão em abrigos na tarde desta terça-feira (19). O diagnóstico das áreas atingidas pelas chuvas vai definir se as 25 famílias que estão em abrigos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) poderão voltar para suas casas ou se serão inscritas no aluguel social.

“Vamos começar a averiguação das casas na comunidade Primeiro de Abril, no Grotão, onde foram retiradas dez famílias e instaladas na Escola Municipal Celso Furtado. Em seguida vamos à comunidade do Citex, no Grotão, porque há cinco famílias em situação de risco que não quiseram deixar suas casas neste final de semana. Dependendo da situação vamos pressioná-los a deixar o local”, diz o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Marques.

De acordo com a diretora de Políticas de Proteção Social da secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Edith Rodrigues, a avaliação dos imóveis é imprescindível para inscrever ou não as famílias no aluguel social. “Mas temos de esperar que o nível da água baixe para ver a real necessidade de abandono definitivo dos imóveis”, diz ela. Atualmente há 178 famílias recebendo o benefício do auxílio-moradia.

Conforme Edite Rodrigues, as 25 famílias que estão nos três abrigos da PMJP estão sendo atendidas com colchões, mantas e cestas básicas. Os abrigos são a Escola Municipal Celso Furtado, no João Paulo II, a Escola Estadual Maria Quitéria, no Treze de Maio, e o Centro de Referência da Cidadania, no Jardim Veneza.

Na manhã desta terça-feira (19), a Defesa Civil recebeu um chamado na comunidade Gadanha, que fica na comunidade Boa Esperança, no Treze de Maio. A equipe da autarquia está no local verificando se há riscos na permanência dos moradores. De segunda (18) para esta terça-feira (19) a Defesa Civil não recebeu outros chamados.

Previsão do tempo – A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informa que nesta terça-feira haverá o deslocamento de umidade oriunda do Oceano Atlântico em direção à costa leste, com chuvas esparsas de intensidade fraca no litoral. A temperatura deve variar de 21º a 28º, com ventos fracos ou moderados.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para João Pessoa a mesma situação para esta terça-feira. Já para esta quarta (20) e quinta-feira (21) as chuvas esparsas devem continuar, com céu nublado e temperatura variando de 22º a 26º.