Defesa Civil instala lona de proteção em barreira na Comunidade Beira Rio

Por - em 74

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) realizou durante toda manhã desta sexta-feira (27) a cobertura de uma encosta na Comunidade Beira Rio. O trabalho, que foi realizado em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Guarda Municipal, faz parte do Plano de Contingência, que está em execução desde o final do ano passado e que deve percorrer outras comunidades de João Pessoa até o final de março, para amenizar os efeitos das chuvas nessas localidades.

“Essa comunidade tem uma encosta com construções próximas. Nela não existe vegetação e nós colocamos a cobertura para evitar que, com a chuva, a água desgaste a barreira. Todo ano realizamos esse trabalho”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela.

Além da Comunidade Beira Rio, também estão recebendo cobertura de lona algumas áreas do Róger, São Rafael e a Saturnino de Brito. Já no Bairro dos Novais e Conjunto Esplanada, acontece à limpeza de galerias pluviais. Outra ação em andamento é a limpeza do Rio Jaguaribe, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Emlur. O trabalho está sendo feito na foz do rio, quando as águas deságuam no mangue.

Comunidade do Timbó – Simultaneamente ao trabalho realizado na Comunidade Beira Rio, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), deu continuidade, na manhã desta sexta-feira (27), ao levantamento das famílias que estão em situação de risco na comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários.

A identificação e cadastramento estão sendo feitos pelas equipes que verificaram a possibilidade de desmoronamento da barreira, com risco para casas situadas no topo e no pé. “No Timbó estamos verificando as casa que estão com risco maior e começando a trabalhar a conscientização das famílias para a retirada do pessoal”, contou Noé Estrela.

Apoio – Participam do Plano de Contingência da Comdec as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Sedes e Saúde (SMS), além do Orçamento Democrático (OD), (Emlur), Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Corpo de Bombeiros e a Energisa também integram o grupo.

Urgência e Emergência – A Defesa Civil Municipal disponibiliza um telefone 24 horas para que a população possa informar sobre possíveis ocorrências de urgência e emergência: 0800 285 9020.