Defesa Civil intensifica ações de prevenção em barreiras

Por - em 35

Técnicos da Defesa Civil de João Pessoa e integrantes da Guarda Municipal vão estar no início da tarde desta terça-feira (09), na comunidade da Citex, no bairro do Ernesto Geisel, dando continuidade ao trabalho de prevenção da barreira que circunda a localidade. A primeira etapa do serviço foi iniciada nesta segunda-feira (08), quando a equipe esteve no terreno fazendo a limpeza da barreira.

De acordo com o sargento Lima Tavares, da Guarda Municipal, a ação consta da retirada da vegetação superficial que cobre parte do terreno. “Esse é um trabalho de proteção e prevenção. Ele está sendo feito em apenas um lado do terreno, onde a vegetação é praticamente de plantas trepadeira, que não ajuda a sustentar o barro, pelo contrário, faz peso e quando chove, provoca deslizamento de terra. Também é necessária essa limpeza para evitar que a lona, que será posta no local, seja rasgada pela vegetação e, assim, comprometer todo o nosso planejamento”, explicou o sargento.

Neste trabalho, a equipe da Prefeitura de João Pessoa se utilizou da técnica do rapel para descer a barreira, já que o local chega a ter cerca de metros de altura e é de difícil acesso. A segunda etapa da ação será a colocação da lona, que servirá para cobrir toda a área com risco eminente de deslizamento e, assim, evitar que o solo seja encharcado pela água da chuva. Este serviço será realizado em dois pontos do terreno onde houve pequeno deslizamento de terra no fim de semana passado, provocado pela forte precipitação registrada na madrugada do sábado para o domingo.

Para evitar acidentes e, consequentemente, proteger os moradores, duas casas na comunidade, que ficam localizadas bem próximas a barreira, foram interditadas. Um muro e o beco de uma residência, que fica no alto do terreno, também estão comprometidos e, de acordo com a Defesa Civil, devem ser demolidos ainda está semana.

Ações semelhantes de prevenção de acidente no período chuvoso já foram realizadas em comunidade como São Rafael ( no bairro do Miramar), Santa Bárbara (no Valentina de Figueiredo), nos bairros do Róger, 13 de maio, entre outros. A Defesa Civil Municipal disponibiliza o telefone 0800 285 9020 para a população.