Defesa Civil mapeia área do Timbó para simular ação de deslizamento real

Por - em 27

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) estará nesta quinta-feira (19), a partir das 8h30, na comunidade do Timbó (Bancários) com as demais secretarias que formam a equipe responsável pelo Plano de Contingência, desenvolvido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A visita tem como objetivo avaliar e escolher pontos estratégicos que farão parte de uma ação que simulará um deslizamento de barreira por excesso de chuva.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela, é a primeira vez que o órgão realizará uma ação como esta. “Queremos simular em uma situação real como devemos nos organizar e reagir. Como, por exemplo, a Semob pode criar rotas de acesso às ambulâncias e aos carros de apoio, bem como melhorar a fluidez no trânsito na iminência de um desastre. Já a Sedes poderá ajudar com alimentos e água para os moradores e a Saúde com vacinas e atendimento médico in loco. Nosso objetivo maior é traçar estratégias e estar preparado para qualquer ocasião”, explicou. A simulação será realizada no dia 5 de maio, mobilizando todos em uma situação de risco real. Ao todo 200 pessoas estão envolvidas no projeto.

Participação – Após a visita de reconhecimento de área, Noé Estrela disse que uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizará o cadastro de 30 famílias que participarão da simulação. “Devemos ensinar para as pessoas que atitudes devem tomar, como devem se comportar, a quem devem recorrer e como proceder em casos de desastre natural”, afirmou.

O coordenador acrescentou que a experiência poderá servir de base para orientar famílias que moram em área de situação de risco em outras comunidades de João Pessoa, através de palestras e outras ações de simulação real.

Ação conjunta – Participarão da simulação de deslizamento de barreira a Defesa Civil e as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS), além do Orçamento Democrático (OD), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Corpo de Bombeiros e a Energisa também integram o grupo.