Defesa Civil mapeia casas no Alto do Mateus para demolição

Por - em 28

A Defesa Civil realizou nesta terça-feira (25) a identificação de casas com maior risco de desabamento no Alto do Mateus para demolição. Segundo o coordenador do órgão, Rodrigo Marques, foram mapeadas nove casas em situação de extrema vulnerabilidade. Construções precárias, casas de taipa, com rachaduras, sem estabilidade e erguidas na proximidade de encostas de terra, correndo o risco iminente de desabamento, foi o quadro da maioria das casas encontradas na Rua Ary Barroso, também conhecida como Rua do Buraco, no Alto do Mateus.

Os moradores das residências mapeadas tiveram os dados coletados e as informações serão repassadas para um relatório enviado para as Secretarias Municipais de Planejamento (Seplan) e Habitação Social (Semhab). O objetivo é que essas famílias tenham prioridade com a construção de casas populares dentro da política de habitação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Segundo os próprios moradores, o problema foi causado por invasões na área, como ressalta a dona de casa, Maria da Luz Justino, que vive no local há 10 anos. Por essa rua passava até carro, hoje em dia está praticamente tomada por esta cratera. Quando chove, o risco da água levar as nossas casas é grande, afirmou ela, que também disse estar esperançosa com a iniciativa da PMJP em relocar as famílias.

As casas em estado mais crítico foram sinalizadas e serão monitoradas pela equipe da Defesa Civil. Uma das situações mais graves foi encontrada na residência de seu José Galdino. Morando num terreno íngreme há três décadas, e apesar da perspectiva de mudar de endereço, o aposentado também mostrou satisfação com a ideia de ser transferido para um local mais seguro. Quando chove eu não durmo, e quando amanhece passo o dia fazendo reparos na casa. Eu sei que o melhor é sair daqui, finalizou.