Defesa Civil Municipal participa de capacitação para prevenir desastres

Por - em 43

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de João Pessoa está participando do II Seminário Paraibano sobre Urgências e Desastres (SEPUD), no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Capital paraibana, que começou na última quarta-feira (19) e termina nesta sexta (21).

No seminário os profissionais da Defesa Civil Municipal tiveram a oportunidade de assistir a uma conferência de abertura sobre Desastres no Nordeste Brasileiro além participarem de debates com os seguintes temas: Prevenção, Resposta e Recuperação de Desastres; Adversidades Climáticas e Proposta de Sistemas de Alerta na Paraíba; Geografia, História do Desastre na Paraíba; e Propostas de Ações Visando o Aumento da Resiliência em Desastres; como também, a participação em Grupos de Trabalho (GTs) sobre as situações vividas pelos profissionais que atuam na prevenção de desastres e urgências.

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Emergentes, Urgências e Desastres da Paraíba (NEUD), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado na Pró-reitoria de Extensão. O professor Doutor José Paulo Marsola Garcia, um dos organizadores do seminário, disse que tudo foi pensado no intuito de reunir atores que trabalham na prevenção de desastres na Paraíba. “A questão de desastres aqui no Estado, não está na percepção do público, e a nossa primeira ideia é trabalhar com os atores, para reunir essas informações e começar a criar essa cultura de prevenção aos desastres e formar uma consciência da existência do risco desses desastres acontecerem aqui”, explicou o professor.

Rodrigo Marques, coordenador da Defesa Civil Municipal da Capital disse que neste II Seminário a participação da Coordenadoria é muito importante, principalmente nas palestras referentes à prevenção de desastres e sistemas de alerta. “Todo aprendizado que venha para somar conhecimentos sobre essa necessidade de prevenção e de alerta as comunidades é de extrema importância para nós”, destacou.