Defesa Civil prepara áreas de risco para período das chuvas

Por - em 54

A primeira reunião para a elaboração do ‘Plano de Contingência 2009’ foi realizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil na manhã desta terça-feira (20). O objetivo foi definir ações preventivas para as áreas de risco de João Pessoa, preparando as comunidades para o período de chuvas.

O coordenador da Defesa Civil, Manoel Duré, falou sobre os resultados positivos desse planejamento, que já vem sendo executado pela Prefeitura de João Pessoa em anos anteriores. “As comunidades recebem ações preventivas com antecedência e isso ameniza os efeitos do inverno em áreas de risco”, enfatizou Duré.

Levantamento – Durante o encontro ficou definido um calendário de visitas que começarão pelas áreas de risco iminentes de deslizamentos e inundações. Nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, as comunidades Saturnino de Brito (Trincheiras), Renascer e Santa Emília de Rodath (Ilha do Bispo) receberão os técnicos de várias secretarias municipais e de órgãos estaduais e federais, que fazem parte da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), para que seja feito um diagnóstico dos problemas e se realize as ações preventivas necessárias.

As visitas vão continuar pelas comunidades Cinco de Julho, São Judas Tadeu, Rua Ari Barroso e Beira da Linha (Alto do Mateus), Timbó (Bancários), São José (São José), Chatuba (Manaíra), Maria de Nazaré (Funcionários II), Arame, Bananeiras (Grotão), Novo Horizonte, Boa Esperança (Cristo), Esperança, Condomínio Esperança (Padre Zé), Riachinho (13 de Maio), Santa Bárbara ( Valentina), Maribondo ( Nova Mangabeira/Valentina), Santa Clara, São Rafael (Castelo Branco) e Tito Silva ( Miramar). A Defesa Civil já contabilizou mais 30 comunidades localizadas em pontos vulneráveis, que terão ações preventivas a partir de agora.

O coordenador da Defesa Civil informou que tem mantido contato com órgãos do Estado para que disponibilizem galpões em caráter temporário, para relocar famílias das áreas de risco, caso haja alguma necessidade.

Emlur – Antecipando-se ao Plano de Contingência da Defesa Civil, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) já iniciou nesta segunda-feira (19) o trabalho de recolhimento do lixo, a limpeza de via pública, limpeza das encostas, remoção dos entulhos, varrição e pintura da via principal na comunidade Saturnino de Brito. Os agentes ambientais também estão na área cuidado da parte educativa e de conscientização da população, orientando os moradores a não jogar lixo nas vias públicas, além de ensinar a acondicionar os resíduos sólidos corretamente e a obedecer à programação da coleta de lixo na comunidade.

Participaram da reunião de planejamento das ações preventivas as secretarias de Infra-Estrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Energisa, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Bayeux e ainda o Núcleo de Estudos e Ações em Urgência e Desastres (Neud), órgão vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mais Coordenadoria de Proteção e Preservação dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech). Uma nova reunião da comissão está marcada para os próximos 15 dias. A Coordenadoria de Defesa Civil mantém atendimento 24 horas através do telefone 0800 285 9020.