Defesa Civil prepara plano de prevenção durante Carnaval

Por - em 42

A Defesa Civil de João Pessoa finaliza até o fim da tarde desta sexta-feira (4) o planejamento de atuação para os festejos de Carnaval. O objetivo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) é mobilizar equipes das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Infraestrutura (Seinfra) e de Meio Ambiente (Semam), da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) e dos bombeiros civis, apesar de o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não indicar fortes chuvas para o período.

“As secretarias já nos informaram que as equipes estão disponíveis para o plantão de Carnaval e nós estamos terminando de montar o plano que vai conter o número de pessoas nas equipes em cada dia, áreas de atuação, equipamentos e veículos disponíveis”, informa o coordenador da Defesa Civil Municipal, Rodrigo Marques.

O Inmet prevê um fim de semana nublado e com chuvas fracas. No sábado, a previsão aponta para tempo nublado com pancadas de chuvas, enquanto no domingo, o dia deve estar nublado e com chuva fraca. A temperatura deve variar de 25 a 31 graus, nos dois dias.

Entretanto, Rodrigo Marques frisa que é importante a Prefeitura estar prevenida para eventuais necessidades. “Toda a ajuda será necessária e vamos contar também com o apoio dos bombeiros civis que vão disponibilizar 50 homens preparados para qualquer tipo de emergência neste plantão de Carnaval”.

Comunidades – A Defesa Civil e a Seinfra decidiram colocar um muro de contenção no Beco da Botija, no Roger, onde há riscos na encosta próxima a residências. “Vamos utilizar um material feito da mistura do solo com cimento acondicionado em uma embalagem especial e colocá-lo na encosta. Este material é novo e é a primeira vez que a Prefeitura vai utilizá-lo”, explica Rodrigo Marques.

A Defesa Civil também vai conter uma encosta na comunidade Santa Bárbara, no Valentina Figueiredo. Neste caso serão utilizadas pedras. Já na comunidade Maria de Nazaré, no bairro Cidade dos Funcionários, serão afixadas lonas em dois pontos que estão sob risco de deslizamentos.