Defesa Civil promove nesta segunda-feira trabalho de limpeza e desobstrução de galerias no bairro do Róger

Por Luiz Carlos Lima - em 235

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil dá continuidade às ações preventivas de alagamentos na Capital e a programação desta semana, com o trabalho de limpeza de rios e galerias, além de poda de árvores, começou nesta segunda-feira (18) pelo bairro do Róger. As equipes da Defesa Civil realizam limpeza de galerias em várias partes do bairro em virtude das fortes chuvas registradas na cidade de João Pessoa desde a semana passada. Ao longo da semana ainda haverá ações nos bairros da Torre, Tambauzinho e Expedicionários, além de limpezas do Rio Cuiá e na Comunidade Tito Silva.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, as ações da semana se iniciam no bairro do Róger por ter sido um dos bairros mais atingidos pelos efeitos das fortes chuvas da última semana – em apenas doze horas choveu todo o previsto para o mês de fevereiro. “O bairro do Róger foi um dos locais que registramos alagamentos e transtornos em virtude do entupimento de uma galeria. Em virtude disso, estamos intensificando o trabalho de reparo no local sem esquecer as ações preventivas nos demais bairros da cidade”, disse. A Defesa Civil Municipal também está em alerta para chamados de urgência, que podem ser feitos pela população através do número 0800 285 9020.

Os trabalhos do programa ‘João Pessoa em Ação’ têm por objetivo realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Ainda fazem parte do João Pessoa em Ação a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal. Implantado pela PMJP em 2013, o programa acontece todos os anos, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.