Defesa Civil realiza vistoria no Alto do Mateus para prevenção às chuvas

Por - em 31

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de João Pessoa (Comdec) vistoriou a comunidade do Alto do Mateus na manhã desta quinta-feira (1º) para avaliar os riscos das residências dentro do plano de prevenção dos efeitos das chuvas. Três casas já foram identificadas em situação de risco de desabamento e as famílias já passaram a integrar o cadastro da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para receberem auxílio-moradia.

“Esta ação é para avaliar a possibilidade de haver algum desmoronamento de barreira ou deslizamento quando o período chuvoso começar. Já condenamos três casas na Rua Ary Barroso e estamos verificando outras casas da região”, disse o engenheiro da Comdec, Alberto Sabino. Segundo ele, a Comdec vai continuar a vistoria até a próxima terça-feira (6).

Uma equipe da Sedes integra o grupo organizado pela Comdec no desenvolvimento do plano de prevenção dos efeitos das chuvas, para fazer a intermediação do auxílio-moradia. Desde o final de dezembro do ano passado, quando o plano foi colocado em prática, 25 famílias já foram retiradas de suas casas nas comunidades visitadas e já estão recebendo o auxílio-moradia, segundo Alberto Sabino.

Moradoras do Alto do Mateus, as donas de casa Edilane Souza e Vera Lúcia estão inscritas no auxílio-moradia desde o ano passado. “Minha casa foi derrubada pela Defesa Civil porque corria risco de deslizamento. Agora estou morando em uma casa próxima, só que em segurança”, disse Edilane.

Já Vera Lúcia falou que está a espera de ser contemplada com uma unidade habitacional dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, por intermédio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).