Defesa Civil registra 26 ocorrências na Capital e visita comunidades em áreas de risco

Por - em 39

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) está monitorando comunidades ribeirinhas e os pontos de alagamento em João Pessoa, para conter os prejuízos devido às chuvas desta terça-feira (19). As equipes estão visitando as comunidades do Timbó (Bancários), São Rafael (Castelo Branco) e Comunidade do ‘S’, no Baixo Roger. Em apenas 12h, foram registrados 51,6 mm de chuvas na Capital, o que corresponde a 17,2% da média de chuvas para o mês de junho, que é de 300 mm, segundo a Aesa.

Até o final da manhã desta terça a Defesa Civil registrou 26 ocorrências, entre eles um desmoronamento de barreira, na Comunidade Saturnino de Brito, deixando uma adolescente de 17 anos soterrada e que foi prontamente resgatada pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital de Trauma.

A Defesa Civil informou que 20 moradias foram alagadas na Comunidade do Timbó, sendo que 12 famílias deste total já foram removidas para abrigo o provisório na Igreja Menino Jesus de Praga e no Centro Referência da Cidadania (CRC), no bairro dos Bancários. Segundo o coordenador do órgão, Noé Estrela, algumas famílias estão resistindo deixar suas casas, mas a remoção é necessária por medida emergencial de segurança.

24 horas – Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita. Além da Defesa Civil, estão participando das operações a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Chuvas – Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) em 12 horas foram registrados 51,6 mm de chuvas na Capital, o que corresponde a 17,2% da média de chuvas para o mês de junho, que é de 300 mm. Desde o dia 1º de junho, a Aesa já registrou 228,4 mm de chuvas, ou seja, 76,3% em relação à média para todo o mês.

Previsão do Tempo – De acordo com Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, as chuvas desta terça-feira estão acima do normal previsto, porém devem diminuir durante a semana. “As chuvas continuarão, porém serão mais fracas nos próximos dias”, disse. Segundo informações da Aesa, a previsão do tempo para esta quarta (20) e quinta-feira (21) é de temperatura mínima de 22° e máxima de 29°