Defesa Civil reúne mais de 200 pessoas em simulação de resgate no Timbó

Por - em 106

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza, neste sábado (5), uma simulação de resgate em situação de desastre, na comunidade do Timbó. Mais de 200 pessoas vão participar da operação, incluindo as equipes dos órgãos de apoio e atendimento neste tipo de situação, os moradores do local, e seis atores, que vão trazer mais realidade à simulação. A operação pode começar a qualquer instante da manhã deste sábado.

De acordo com o coordenador da Comdec, Noé Estrela, o objetivo da ação é avaliar a capacidade de agilidade no atendimento se um desastre ocorrer nas comunidades em áreas de risco de João Pessoa. “Nós estamos seguindo uma determinação da Defesa Civil Nacional e, como deslizamento ou alagamento não tem hora para acontecer, deixamos todos os órgãos parceiro de sobreaviso. Vamos acioná-los sobre o início da simulação assim que recebermos autorização da Defesa Civil Nacional”, explica ele.

Todos os moradores que vão participar da operação receberam camisas para que sejam identificados. “Tudo o que ocorrer será uma simulação de uma situação real. Vamos tirar as pessoas das casas, levá-las para um abrigo, casas de parentes, ou hospitais. Vamos, ainda, retirar móveis e recolher os animais”, destacou Noé Estrela. O abrigo será a Escola Olívio Ribeiro Campos, no bairro dos Bancários, e o hospital será o Ortotrauma.

Os órgãos e secretarias envolvidas na simulação são: Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Meio Ambiente (Semam); Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Guarda Municipal. São parceiros o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Energisa, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defesa Civil Estadual.