Definido esquema de segurança para réveillon de João Pessoa

Por - em 42

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21), na sede da Fundação de Cultura (Funjope), a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e vários órgãos de segurança definiram o esquema que vai garantir a comodidade e tranquilidade para quem for aguardar a chegada do próximo ano nas areias de Tambaú. O encontro reuniu representantes da Policia Militar, Capitania dos Portos, Secretaria de Defesa e Segurança, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) e demais órgãos competentes.

O plano estratégico foi iniciado há dois meses, a fim de oferecer o melhor serviço e articulação para o trabalho de segurança. A expectativa é que a festa de réveillon promovida pelo Governo Municipal reúna mais de 200 mil pessoas. No palco montado no Busto de Tamandaré, as atrações são o grupo cubano Buena Vista Social Club, o cantor e compositor baiano Armandinho, com trio elétrico Dodô e Osmar, Orquestra Sanhauá e Pura Raiz. Um espetáculo à parte será a queima de fogos com duração de 10 minutos que, repetindo a beleza e a segurança de anos anteriores, acontecerá dentro de uma balsa instalada no mar.

Todos os envolvidos na segurança do réveillon irão trabalhar em parceria. Segundo o superintendente adjunto da Guarda Municipal, tenente Anderson Henrique, cerca de 80 homens reforçarão as atividades das policias militar e civil. “Ficaremos responsáveis pela área ao entorno do palco, banheiros químicos, patrimônio público e na segurança desde a instalação até a queima dos fogos”, contou.

Ainda no reforço da segurança, equipes da policia militar e civil poderão acompanhar a movimentação da festa através das câmeras da STTrans, que ficarão ativas 24 horas. O major da Policia Militar e representante da Secretaria de Segurança e Defesa Social, Júlio César de Oliveira, disse que até a próxima quinta-feira (24) será definido o contingente de policiais que deverão estar nas ruas.

“Estamos orquestrando a quantidade de policiais para as atividades que ocorrerão em vários pontos da Capital, como também no litoral norte e Cabedelo. Podemos garantir que haverá policiais suficientes para que os cidadãos se sintam seguros”, afirmou o major. A 3ª e a 10ª Delegacias Distritais serão reforçadas e ainda será instalada uma Delegacia Móvel na Avenida Antônio Lira.

Proibido – As pessoas que quiserem levar bebidas para a festa do réveillon deverão optar por vasilhames de plástico. É terminantemente proibida a utilização de garrafas de vidro, a fim de garantir mais segurança e bem estar àqueles que estiverem comemorando. Também será proibido estacionar na avenida principal da orla e na avenida Epitácio Pessoa durante a realização da festa, para não atrapalhar a movimentação dos veículos do Samu e das viaturas.

Ficou determinado que apenas os ambulantes cadastrados poderão instalar as barracas no canteiro central da avenida Epitácio Pessoa. As pistas permanecerão livres para facilitar a chegada e saída das pessoas. “Os vendedores com carrinhos de bebidas e afins terão a passagem livre na avenida da praia, mas não poderão comercializar churrasquinhos, por causa da brasa, e nem outro alimento que necessite de manuseio de óleo e água quente” explicou Lucius Fabiani, secretário da Sedurb.

Samu – Para a festa de reveillon serão disponibilizadas nove ambulâncias e mais três motolâncias, que ficarão instaladas nas principais vias de acesso à praia de Tambaú. Pelo menos 45 profissionais prestarão atendimento nas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Confira os locais de instalação do Samu, das 19h às 07h:
· Duas ambulâncias nas avenidas Epitácio Pessoa e Antônio Lira
· Duas ambulâncias nas avenidas Cabo Branco e Monsenhor Odilon Coutinho
· Ponto de base nas avenidas José Augusto e Almirante Tamandaré
· Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes (Cabo Branco)
· Avenidas Ruy Carneiro e Epitácio Pessoa
· Base descentralizada na Praia do Sol
· Base descentralizada em Intermares, com o apoio da Policia Rodoviária Federal, às margem da BR-230