Definido esquema especial de saúde para o Folia de Rua

Por - em 23

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um esquema especial para as prévias carnavalescas em João Pessoa. O esquema prevê a distribuição de um milhão de preservativos em fevereiro, 500 mil apenas para as prévias; reforço no atendimento do Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma); reforço nas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), tendas de apoio e equipe multiprofissional na Unidade de Saúde das Praias.

De acordo com o chefe da seção de DST/AIDS da SMS, Roberto Maia, os preservativos serão distribuídos como parte da campanha preventiva ‘Não Deixe a AIDS brincar no seu carnaval’. “Apenas na sexta-feira, dia 5, na abertura das prévias, pretendemos distribuir cinco mil preservativos. Já disponibilizamos 250 mil para os bloco do Folia de Rua, entregaremos 150 mil para as Muriçocas, 100 mil para outros blocos que não fazem parte do Folia de Rua e mais 500 mil para as unidades de Saúde da Família”, comentou. Em João Pessoa, 1.197 pessoas vivem com AIDS. Este número compreende quem descobriu que convive com o vírus entre os anos de 1985 e 2009.

Esquema do SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um esquema especial para o Folia de Rua 2010. Ao longo do percurso da Via Folia serão montados pontos de apoio no Posto 99, estacionamento do Supermercado Pão de Açúcar, esquina das avenidas Monteiro Lobato e Antonio Lira com Epitácio Pessoa, além do posto montado na Sub Prefeitura de Tambaú.

Cada uma dessas unidades contará com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do apoio da Guarda Municipal. Nos postos da Subprefeitura, Supermercado Pão de Açúcar, Posto 99 e esquina da avenida Antonio Lira com Epitácio Pessoa haverá o apoio de duas motolâncias e uma ambulância para remoção dos casos mais graves.

Unidade de Saúde das Praias – Na Unidade de Saúde das Praias, em Tambaú, uma equipe disponibilizada pelo Ortotrauma dará suporte ao atendimento durante as festividades. A equipe, formada por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, irá trabalhar permanentemente durante os desfiles dos blocos Muriçocas do Miramar e Virgens de Tambaú. No próprio Ortotrauma, um reforço de plantonistas estará à disposição durante o desfile do Bloco Virgens de Mangabeira.