Delegados do Orçamento Democrático participam de seminário do FOCCO

Por - em 15

Delegados e conselheiros do Orçamento Democrático (OD), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), participam nesta sexta-feira (28) e sábado (29) do I Seminário de Controle Social da Paraíba, que está sendo realizado no auditório do Ministério Público Estadual, Centro. O evento é uma promoção do Fórum de Combate a Corrupção (FOCCO) e tem como objetivo fomentar a cidadania e a participação popular nas questões que envolvem a boa gestão dos recursos públicos.

A Secretaria de Transparência Pública (Setransp) da PMJP faz parte do Fórum e servidores da pasta participam do evento. Para a coordenadora do Orçamento Democrático (OD), Ana Paula Almeida, a participação popular no acompanhamento do orçamento público é fundamental para o efetivo exercício do controle social. “A Prefeitura de João Pessoa estimula a participação dos delegados e conselheiros em eventos como este, pois realiza uma gestão transparente, e não pode existir controle social sem formação e capacitação da sociedade civil”, ressaltou.

Ao longo do seminário os representantes populares poderão falar sobre a sua atuação nas 14 regiões do Orçamento Democrático e estabelecer contatos com entidades civis de combate à corrupção. Estão confirmadas as presenças de representantes do Observatório Social do Brasil e a Associação de Amigos de Ribeirão Bonito (AMARRIBO), uma ONG que atua no acompanhamento da gestão dos bens públicos e na preservação dos valores e do patrimônio cultural da cidade de Ribeirão Bonito, no estado de São Paulo.