Alunos da rede municipal encerram atividades da Semana da Pátria

Por - em 124

Uma das maiores ruas da capital se transformou em uma grande passarela neste domingo. Os carros cederam espaço para os instrumentos musicais que ecoaram o som dos bumbos, trombones e pratos por toda a avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira. O evento festivo em comemoração a semana da pátria encerra as atividades do desfile cívico da rede municipal.

Marchando em perfeita harmonia, com ritmo e postura, cerca de 4 mil estudantes, entre músicos instrumentistas, corpo coreográfico e balizas se apresentaram durante a manhã de hoje.

Vários temas foram abordados pelas instituições de ensino. A Índio Piragibe, de Mangabeira VII, trouxe ‘A escola aberta para a inclusão social’. Na avenida, os estudantes deficientes auditivos realizaram uma apresentação na língua de sinais.

Tocador de trombone, Tales Mateus não escondeu o nervosismo. Mesmo desfilando pela terceira vez, o estudante do 7º ano da Escola Tharcila Barbosa da Franca, no Grótão, disse que ainda sente um friozinho na barriga e que a sensação de estar na avenida é indescritível.

A ação tem a iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que oportunizou a integração das escolas estaduais e particulares, como também de instituições filantrópicas.

“A democratização foi à melhor forma que a PMJP encontrou para comemorar a semana da pátria. No bairro mais populoso da capital foi montado um verdadeiro espetáculo ao ar livre. Assistir a essas crianças dando o melhor de si, com um sorriso estampado no rosto é muito especial e emocionante”, destaca Ariane Sá, secretária de Educação e Cultura.

Emoção vivida também pelo público que aplaudiu e parabenizou o desfile. “É muito lindo ver essas crianças marchando. Todos em sintonia. Uma energia muito positiva”, comemorou a comerciante Sédima Lobo.

Esquema de Trânsito – Para dar mais segurança e comodidade à população, a STTrans elaborou um esquema especial para atender o evento. Com fiscalização do tráfego, orientação a pedestres e motoristas, e disponibilizando agentes e fiscais no percurso do desfile.