Desfile cívico reúne dois mil alunos da rede municipal em Cruz das Armas

Por - em 28

Cerca de dois mil alunos da rede pública municipal participam na sexta-feira (31) do Desfile Cívico de Cruz das Armas, que levará para a principal rua do bairro temáticas cívico-culturais em comemoração à Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de setembro. Pelo corredor da avenida Cruz das Armas passarão em média 200 alunos de cada uma das dez escolas municipais instaladas na comunidade, além dos integrantes do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os matriculados no ‘Escola Aberta’.

O município será representado pelas escolas municipais Castro Alves, Zulmira de Novais, Apolônio Sales de Miranda, Renato Lima, Aníbal Moura, Oscar de Castro, Arnaldo de Barros, João Santa Cruz, João XXIII e Severino Patrício.

O membro da comissão organizadora do evento, José Letício de Souza, ressaltou que o desfile cívico de Cruz das Armas é um dos mais tradicionais da cidade por aglutinar moradores do próprio bairro e de outras localidades. “É uma expectativa muito grande por ser o único desfile da zona sul e, levando em consideração os anos anteriores, teremos nas ruas entre 15 mil e 20 mil pessoas durante todo o percurso para ver a produção das escolas sobre temáticas artísticas, esportivas e cívicas do País”, frisou.

A concentração do desfile será nas imediações do Cemitério São José e o percurso segue até as proximidades da Igreja São José. A previsão de início das apresentações é às15h, com a passagem das tropas militares da Capitania dos Portos, Polícia Militar da Paraíba, Guarnição do Corpo de Bombeiros e do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz). Em seguida, às 16h, começa a parte cívica com o desfile de 40 idosas da Associação da Terceira Idade de Cruz dar Armas e depois as escolas municipais.

Alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino já se mobilizam há dois meses na confecção de peças, acessórios, vestuários, além de placas, faixas e todo o tipo de material utilizado durante os desfiles. Muito dessa produção é resultado de atividades de sala de aula ou extracurriculares, já que muitos dos temas são desenvolvidos didaticamente.