Desfile reúne dois mil alunos no bairro de Cruz das Armas

Por - em 36

Dez escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, reunindo cerca de dois mil estudantes, participaram do Desfile Cívico de Cruz das Armas na tarde desta sexta-feira (31). O evento faz parte das comemorações pelos 186 anos da Independência do Brasil, celebrada no dia 7 de setembro. Além das escolas municipais, também participaram educandários particulares, clubes da Melhor Idade e entidades filantrópicas.

O município foi representado pelas escolas municipais Castro Alves, Zulmira de Novais, Apolônio Sales de Miranda, Renato Lima, Aníbal Moura, Oscar de Castro, Arnaldo de Barros, João Santa Cruz, João XXIII e Severino Patrício, todas elas com bandas marciais próprias. Além dos músicos, as unidades escolares do município levaram para a avenida Cruz das Armas a beleza e graciosidade das coreografias encenadas pelas balizas e a diversidade de fantasias, que este ano abordaram o tema da preservação do meio ambiente.

Cada uma das dez escolas da rede municipal levou para o desfile em média 150 alunos, contando também com integrantes do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os matriculados no programa Escola Aberta.

Alunos, professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino se mobilizaram há dois meses na confecção de peças, acessórios, vestuários, além de placas, faixas e todo o tipo de material utilizado durante os desfiles. Muito dessa produção é resultado de atividades de sala de aula ou extracurriculares, já que muitos dos temas são desenvolvidos didaticamente.

Público – Moradores de Cruz das Armas e de bairros circunvizinhos lotaram a avenida principal que dá o nome a um dos bairros mais populosos da cidade. Pessoas de todas as idades foram acompanhar esta que é uma das atividades mais tradicionais do local. A dona de casa, Maria do Amaral Pessoa, foi com os netos acompanhar a passagem das escolas e disse que este ano, a organização do evento esteve de parabéns, pela organização e beleza das fantasias confeccionadas.

Já a estudante Ingrid Alves, de 13 anos, da Escola Municipal Arnaldo Barros Moreira, contou que todos os anos participa do Desfile Cívico do bairro. Para ela, integrar esse momento envolve muita emoção, pois a preparação para o desfile começa meses antes. “Nós nos envolvemos muito. Além de ajudar nas faixas e placas que vão compor o desfile ainda tem a parte dos ensaios da banda. No final, acaba sendo muito divertido”, contou.