Desfiles escolares movimentam bairro do Cristo

Por - em 40

Dezoito escolas das redes municipal, estadual e privada do bairro do Cristo participaram, na manhã desta quarta-feira (3), de desfiles cívicos como parte das comemorações da Semana da Independência, abertas na sexta-feira (29). Estudantes e professores se concentraram em frente ao Colégio José Lins do Rego.

A banda de música 5 de Agosto, da Prefeitura de João Pessoa, abriu os desfiles, como tem feito desde o início da programação. Na seqüência vieram os integrantes da Associação dos Idosos e do Crei São Francisco.
Desfilaram ainda as escolas municipais José Américo, Fenelon Câmara, Leônidas Santiago, Luis Mendes, Ubirajara Targino, Santa Emília, Bartolomeu Gusmão, Santa Ângela, Augusto dos Anjos, Durmeval Trigueiro Mendes, Américo Falcão, Padre Pedro Serrão e Agostinho da Fonseca.

Entre as escolas da rede estadual de ensino desfilaram as José Lins do Rego, Orlando Gomes, Liliosa de Paiva Leite e Gonçalves Dias. Da rede privada desfilou o Colégio e Curso Evolução.
Nesta quinta-feira (4), os desfiles começarão às 13h30 e reunirão escolas dos bairros Grotão e Funcionários II. A concentração será em frente ao Colégio Moema Tinoco. No sábado (6), o desfile será no bairro de Mangabeira, às 8h, a partir da Avenida Josefa Taveira.

No domingo, 7 de Setembro, Dia da Independência, as comemorações se realizarão juntamente com o desfile oficial do Exército Brasileiro, na Avenida Duarte da Silveira, a partir das 7h. Participarão as escolas municipais Oscar de Castro, Zumbi dos Palmares, Severino Patrício, Augusto dos Anjos, Zulmira de Novais, Padre Pedro Serrão, Castro Alves, Santos Dumont, Frutuoso Barbosa, Damásio Franca e Ubirajara Botto Targino.

Até o dia 11 de setembro, cada região-pólo apresentará desfiles temáticos acompanhados de bandas marciais, alunos e professores, com a participação da comunidade local.

Toda a programação dos desfiles cívicos envolve 97 unidades da rede municipal de ensino, incluindo escolares regulares e Centros de Referência da Educação Infantil (Crei) e núcleo do ProJovem. O objetivo é valorizar o civismo entre os alunos, abrindo discussão sobre valores como cidadania, educação e direitos sociais, além de firmar conhecimentos sobre a História do Brasil. Cada escola apresenta as temáticas estudadas, abordando o evento da Independência e suas conseqüências políticas, históricas, sociais e econômicas.