Destinação do lixo é tema de encontro entre a PMJP e o Sinduscon

Por - em 84

Gerenciar a coleta, o tratamento e a destinação do lixo é hoje um dos grandes desafios do planejamento urbano. O assunto foi discutido durante o I Encontro para Soluções dos Resíduos da Construção e Demolição, realizado nessa quinta-feira (12), na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). No evento, o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, apresentou os dados sobre a coleta e a destinação do lixo, em especial dos resíduos das construções que se multiplicam pela cidade de João Pessoa.

O secretário de Meio Ambiente, Joácio de Araújo Morais, e a diretora de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Aparecida de Assis, falaram sobre o licenciamento ambiental, reafirmando o compromisso da gestão municipal em tornar esse processo mais ágil. Eles ressaltaram ainda a necessidade dos construtores para que dêem atenção especial aos documentos exigidos nas várias etapas do licenciamento ambiental.

O secretário Joácio aproveitou o evento para lembrar aos construtores que, a partir de agosto, a Semam vai fiscalizar o transporte de resíduos sólidos, abordando os caminhões e checando se as empresas transportadoras estão devidamente licenciadas. Joácio destacou ainda que não será permitido, sob nenhuma hipótese, o descarte inadequado dos resíduos da construção civil.

Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e empresários da construção civil, que levantaram questionamentos sobre os procedimentos para a Licença Ambiental, transporte, descarte e tratamento dos resíduos.