Dez novas Estações Digitais são instaladas até julho em JP

Por - em 24

João Pessoa vai ganhar dez novas Estações Digitais até o fim deste semestre. Os terminais serão instalados pelo Ministério das Comunicações, através de convênio firmado com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal da Capital (PMJP). Foram escolhidas dez localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), reforçando uma política de inclusão digital de parte da população que não tem acesso à internet ou a cursos básicos de informática.

De acordo com o coordenador do Projeto das Estações Digitais, José Izidro, as salas são dotadas com 11 máquinas, uma impressora e um scanner, além de mobiliário completo. Elas serão instaladas nos mercados públicos de Cruz das Armas, Central, Valentina, Castelo Branco e no da Torre; no Centro de Comércio e Serviço do Varadouro; no bairro do Grotão; na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes; na Associação de Moradores de Monsenhor Magno e na sede da Guarda Municipal, na Avenida Almirante Barroso, no Centro da Capital.

A partir de julho, as novas turmas terão aulas de webdesigner. Os alunos vão aprender como criar, planejar, administrar e publicar páginas na web. Os interessados nesse curso específico devem se inscrever em uma das 15 Estações Digitais, do total de 36, onde as aulas serão ministradas.

Promover a inclusão digital numa perspectiva da inclusão social. No mercado de trabalho de hoje, é imprescindível o conhecimento e o domínio das ferramentas da internet. O curso básico de informática, por exemplo, é um dos primeiros requisitos exigidos pelas empresas, pontuou o coordenador do projeto, José Izidro. Ainda segundo ele, uma equipe de 65 instrutores de informática já está sendo capacitada para atender as 10 novas ilhas do Estação Digital, sendo 20 deles, estudantes de uma universidade particular da Capital.

Em cada Estação Digital são oferecidos quatro cursos de informática, com turmas de dez alunos. A carga horária é de 60 horas/ aulas. Nos 26 telecentros em funcionamento, as aulas começaram desde o dia 14 de fevereiro, beneficiando aproximadamente 700 alunos. As próximas inscrições serão abertas no mês de julho e deverão ser feitas no terminal da Estação Digital de interesse do usuário.