Dezenas de agentes de limpeza são atendidos na Emlur dentro da programação do ‘Novembro Azul’

Por Angela Costa - em 164

“É um exame constrangedor, mas é rápido e devemos deixar o preconceito e o descuido de lado e pensar no lado bom, que estamos cuidando da nossa saúde”, afirma bem humorado, Francinaudo Silva, de 52 anos, falando do exame do toque retal que, junto com o exame de sangue, auxilia no diagnostico correto do câncer de próstata. Ambos devem ser realizados anualmente por homens com mais de 50 anos para detecção precoce da doença. Francinaudo, assim como demais funcionários da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), participaram da abertura oficial da programação da campanha anual do ‘Novembro Azul’ na empresa.  O evento começou às 8h, com café da manhã e seguiu com a realização de exames, serviços e palestras durante toda manhã.

O servidor Edvaldo Bezerra reconhece que só fez o exame uma vez apesar de já estar com 55 anos de idade. Sorri, quando perguntado se o preconceito influenciou para que tivesse ‘descuidado’ da saúde’. “Foi descuido, mas com o evento do ‘Novembro Azul’ decidi fazer. É um dia importante que concentra num lugar várias especialidades e agiliza o atendimento”, destaca.

O clínico geral Késsio Brito, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lembra que campanhas como o ‘Novembro Azul’ são importantes para trazer a tona temas sobre os cuidados com a saúde e facilitar o acesso aos serviços de saúde. “A média da expectativa de vida do homem, atualmente, é sete anos mais baixa que a da mulher. O homem precisa cuidar da saúde integralmente – no trabalho, família, lazer, físico, religioso e mental. Nós fazemos as campanhas, orientamos e incentivamos, mas depende dele, unicamente, se cuidar”, reforça.

A programação contou com atendimento médico de várias especialidades, palestras, encaminhamento para exames, vacina de hepatite B e antitetânica, aferição de pressão, terapia auricular, exame bucal, distribuição de preservativos e kit para higiene bucal, além de aplicação de argila para terapia e relaxamento e lanches para os participantes.