Dia ‘Na Cidade Sem Meu Carro’ terá atividades e mais ônibus nas ruas

Por - em 85

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), vai desenvolver diversas atividades durante a jornada mundial ‘Na Cidade Sem Meu Carro’, que acontece nesta quinta-feira (22). Das 8 até às 17h, a Praça Vidal de Negreiros (Ponto Cem Réis) vai ser palco de apresentações teatrais, música, dança e jogos temáticos. A Banda 5 de agosto também se apresentará no evento.

Segundo o superintendente da STTrans, Nilton Pereira, a importância do evento está em despertar nas pessoas o espírito de engajamento nas campanhas que visem melhorar a qualidade de vida da população e mostrar que é possível ir aos compromissos diários utilizando meios alternativos de transporte, a exemplo do ônibus, bicicleta ou mesmo a pé.

“Vários países já estão adotando este novo modo de deslocamento nas grandes cidades. As pessoas estão abraçando a ideia de que é interessante utilizar o transporte público, porque é viável e barato. Você contribui com a redução da poluição, dos engarrafamentos no trânsito, e não se preocupa com estacionamento nem com o furto do seu veículo”, disse Nilton Pereira.

Tráfego – Uma das atividades do ‘Na Cidade Sem Meu Carro’ é o fechamento total da Avenida Visconde de Pelotas, uma das mais movimentadas do Centro. A via será interditada ao tráfego desde a Praça João Pessoa até o antigo Cinema Municipal, para se transformar numa grande praça, onde apenas pessoas a pé poderão circular livremente para demonstrar como ficaria uma rua movimentada sem a presença de carros e motos.

Outro local que sofrerá intervenção neste dia será a Avenida Epitácio Pessoa, entre a Praça da Independência e o entroncamento da Avenida Rui Carneiro, que terá a partir das 6h da manhã até às 20h, uma faixa exclusiva para ônibus, nos dois sentidos, antecipando em caráter experimental a intenção da prefeitura em implantar uma faixa exclusiva para o transporte público nos principais corredores da cidade.

Frota – Para incentivar as pessoas a aderir à jornada mundial e deixar o seu veículo em casa, a STTrans em parceria com a Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa vai aumentar em 10% a frota de ônibus coletivo urbano nesta quinta-feira (22). São mais 50 veículos da frota reserva das empresas que serão disponibilizados ao público, o que vai representar um intervalo de espera menor nos pontos de embarque e desembarque de passageiros e ônibus com lotação reduzida, possibilitando mais assentos disponíveis.

Confira a programação do ‘Na Cidade Sem Meu Carro’ no Ponto de Cem Réis:

8h – Banda 5 de Agosto faz apresentação ao longo da Av. Visconde de Pelotas

8h30 – Palco principal: Início das apresentações de teatro, dança, folclore e poesia dos alunos das Escolas Municipais de João Pessoa (Dezesseis escolas).

11h – Encerramento das apresentações da manhã

14h – Palco principal: Início das apresentações de teatro, dança, folclore e poesia das dos Alunos das Escolas Municipais de João Pessoa (Dezoito escolas)

16h30 – Encerramento das apresentações

17h – Início do passeio ciclístico

Outras atividades ao longo do dia:

Grupo ‘João Pessoa Vida Saudável’

Oficina de Skate e Hip Hop

Verificação de pressão/fisioterapeutas

Jogos Educativos.