Dia-a-dia dos agentes de limpeza inspira Auto de Natal encenado na Emlur

Por - em 29

Os servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) encenarão, nesta quarta-feira (19), a partir das 18 horas, um Auto de Natal diferente. Inspirado na realidade dos agentes de limpeza, o espetáculo contará com músicas próprias, compostas exclusivamente para ele. A encenação terá a participação do teatro da Emlur, do grupo de percussão ‘Baticumlata’ e do Coral da Autarquia.

O espetáculo é inspirado no cotidiano do agente de limpeza. “Seria um Auto de Natal vivido por agentes da Emlur onde eles questionam o verdadeiro sentido natalino, criticando o Natal globalizado e refletindo sobre a sua própria vida, sem muitas ilusões e com os pés no chão”, comentou a diretora geral do espetáculo, Mônica Macedo, acrescentando que a encenação também faz uma crítica ao consumismo natalino. Quanto à inspiração para montar o Auto, a diretora revelou que ela surgiu da própria vida de agente de limpeza.

As músicas que serão apresentadas durante a encenação são uma atração à parte. A maioria das canções foi composta pelo maestro Carlos Anísio exclusivamente para a encenação. O espetáculo ainda contará com músicas já conhecidas da população como ‘Então é Natal’ e ‘Anunciação’. O compositor informou que as músicas têm a ver com o Natal e com o espetáculo. “A idéia da música surgiu a partir do que foi decido em cena. Nós não estamos fazendo música, estamos realizando um espetáculo. O trabalho musical não está dissociado do Teatro, do ‘Baticumlata’ ou da Oficina”, comentou Carlos Anísio.

O Auto de Natal da Emlur tem como diretora geral, Mônica Macedo; diretor musical, Carlos Anísio; coreografia de Valesca Rique e a preparação vocal dos atores ficou por conta de Fátima Franca. Já a decoração foi feita pela Oficina de Artes da Emlur. O espetáculo contará com um painel gigante, onde estarão representadas as casas dos agentes e sua comunidade.

A superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, contou que os servidores da Emlur já vêm ensaiando a apresentação há cerca de dois meses. “Todos estão se esforçando muito para o espetáculo. O Auto de Natal está lindo e foi todo montado para que ficasse o mais próximo possível da nossa realidade”, disse. Ela ainda convidou a população para assistir ao espetáculo. “A encenação será aberta. O palco estará montado em frente à sede da Emlur, quem quiser ver um Auto de Natal diferente é só vir até a Emlur nesta quarta-feira”, destacou.