Dia contra a Aids tem ações para feirantes e consumidores

Por - em 26

Pouco mais de cem exames de HIV foram realizados apenas na manhã desta quarta-feira (1º) no Mercado Central. A ação faz parte da programação em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento à Aids e foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da seção de DST/Aids. De acordo com o Coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da Seção DST/Aids, Roberto Maia, a procura foi bastante satisfatória e superou as expectativas.

“Recebemos homens e mulheres de várias faixas de idade, e isso demonstra a preocupação das pessoas em cuidar da própria saúde”, disse Roberto Maia, salientando a grande procura de pessoas idosas pelo teste.

Outro público que surpreendeu foi o de mulheres jovens. É o caso de Rosilene do Vale Silva, 20 anos. “É a primeira vez que faço o teste HIV, mas eu sei que é muito importante conhecer a nossa situação, pois só assim podemos buscar o tratamento certo”, afirmou a dona de casa.

No espaço reservado montado no Mercado Central, as pessoas interessadas em realizar o teste HIV passavam por aconselhamento no momento de receber o resultado, que ficava pronto em 20 minutos. Além das equipes do CTA, esteve presente no Mercado Central o Projeto Consultório de Rua, que organizou uma roda de capoeira para os consumidores e feirantes do local. Durante a apresentação, os profissionais convidavam a população para realizar o teste.

A programação continua às 19h no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, com a 1ª Mostra de Teatro: Saúde em Cena, que conta com apresentações cênicas voltadas para prevenção da doença. Serão quatro espetáculos que serão apresentados nesta quarta-feira (1º) e quinta-feira (2).

Já a equipe da Unidade de Saúde do Coqueiral, em Mangabeira, realiza durante todo o dia atividades de orientação sobre DST/Aids com distribuição de preservativos. São 20 profissionais a postos na Praça do Coqueiral conversando com a população para esclarecer dúvidas e encaminhar os interessados para realização do teste HIV.