Dia D de vacinação acontece sábado com 210 pontos em JP

Por - em 39

Mais de 9 mil pessoas já foram vacinadas contra o Sarampo em João Pessoa desde o aparecimento do primeiro caso suspeito da doença na Capital. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou a vacinação contra o Sarampo. A campanha, que iniciou há 40 dias (quando foi detectado o primeiro caso suspeito), terá o dia D neste sábado (9). Serão 210 pontos de vacinação, sendo 30 móveis. Desde esta quarta-feira (6), crianças a partir dos seis meses podem tomar a vacina.

A vacinação em crianças a partir dos seis meses acontece porque foi verificado, através de análise, que o maior número de casos é em menores de um ano. “Normalmente esta vacina, em crianças, é dada com um ano de vida e uma segunda dose aos quatro anos, no entanto, diante da situação que se encontra João Pessoa, o Ministério da Saúde nos orientou a fazer a vacinação em crianças a partir dos seis meses”, comentou Julia Vaz.

Esta campanha de vacinação não tem meta, mas tem o objetivo de vacinar todas as crianças entre seis meses de vida e menores de seis anos. “As pessoas entre os seis e os 49 anos, que não foram vacinadas ou não lembram se foram vacinadas, podem tomar a vacina”, disse Júlia.

A vacinação – As pessoas que estão no grupo de vacinação (de seis meses a 49 anos) não precisam esperar o Dia D para se vacinar, podem procurar qualquer uma das 180 Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. No sábado a vacinação acontece nas 180 Unidades de Saúde da Família, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e em aproximadamente 30 postos volantes de vacinação que serão instalados em shoppings e supermercados da Capital.

Números atualizados – Até o momento foram notificados 65 casos de sarampo no município de João Pessoa, sendo 15 confirmados e 27 descartados. Nos demais casos, espera-se o resultado final da FioCruz para confirmação ou descarte.

Desde o aparecimento do primeiro caso suspeito até o dia 6 de outubro foram feitos 1063 bloqueios (vacinação em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados) e mais 8165 doses aplicadas, totalizando 9.228 pessoas vacinadas em João Pessoa.

O que é o sarampo? – É uma doença causada por vírus, que pode ser transmitida por secreção respiratória, como espirro ou tosse, e começar com febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, corisa, tosse e olhos ardendo (conjuntivite). As manchas geralmente duram de 4 a 7 dias, não coçam e aparecem aproximadamente 14 dias após a exposição ao vírus. A pessoa que está com sarampo pode contagiar outra por pelo menos 4 dias antes ou depois do aparecimento da doença.

Informações, dúvidas e notificações de casos podem ser feitas através dos telefones 0800 282 7959 ou 8844-4779.