Dia das Crianças terá brinquedos, atrações culturais e guloseimas

Por - em 27

Um dia dedicado a brincadeiras e atividades culturais. Isso é o que promete a segunda edição do “Dia de brincar”, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no próximo 12 de outubro, a partir das 14h, no Parque Solon de Lucena.

Todo o anel interno da lagoa dará espaço para a instalação de 35 tendas, onde a criançada poderá ter acesso a estações de jogos pedagógicos, xadrez, ilhas digitais com acesso à internet, competições, oficinas de educação para o trânsito, dança, música e teatro, além de uma praça de alimentação, onde serão distribuídos algodão doce, pipocas, picolés, entre outras guloseimas.

No quesito ‘diversão’, a festa ainda vai contar com 25 camas elásticas, dez piscinas de bolas, cinco pula-pulas, cinco tobogãs gigantes, além de atividades circenses desenvolvidas pelo Circo Escola Municipal. Um xadrez gigante também vai fazer a alegria da garotada.

Mas o evento também terá espaço para o resgate das brincadeiras populares, como por exemplo ciranda, pião, pipa, onde os participantes terão a oportunidade de aprender como fazer o brinquedo.

De acordo com o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza, o projeto “Dia de Brincar” foi criado pelo governo como forma de oferecer gratuitamente atividades lúdicas, proporcionado a todas as crianças, principalmente àquelas que não tem acesso a esses equipamentos de lazer, o direito de ser criança. “É um dia especial, onde o Parque Solon de Lucena se transforma em um grande parque de diversões, um mundo mágico que toda criança sonha em conhecer”, explicou Urquiza.

Estrutura – O evento conta com uma super estrutura de tendas, banheiros químicos, ônibus para transportar as crianças atendidas por programas sociais, a exemplo do Programa de Erradicação do trabalho Infantil (PETI), Agente Jovem, Centro Referência de Educação Infantil (Creis), entre outros. Todas as secretarias que compõe o governo municipal estarão integradas no evento e vão expor trabalhos desenvolvidas no âmbito da cidade.

Um grande palco será montado para apresentações culturais, shows de palhaços. A expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas prestigiem a festa. “No ano passado, estimávamos um público de 5 mil e esse número chegou a 10 mil. A estrutura desse ano é bem maior, por isso estamos trabalhando para atender 20 mil pessoas”, informou Urquiza.

ESTAÇÕES:

Estações de Jogos Pedagógicos

Estações de Xadrez

Estação de Ilha Digital

Estações de Brincadeiras Populares

Estações com Oficinas: de Música (percussão), Maquiagem, Educação para o Trânsito, Dança e Teatro

Estações de Jogos de Competição

Estação de Quebra-Cabeça com Pontos Turísticos

Estações de Alimentação: distribuição de algodão doce, pipocas, picolés e bombons

PARQUE INFANTIL:

Pula-Pulas
Piscina de bolas
Tobogã gigante
Camas elásticas