Dia de Brincar: PMJP disponibiliza 42 ônibus gratuitos para atender população

Por - em 23

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito, em parceria com as empresas de transportes públicos, disponibilizará 42 ônibus especiais (gratuitos) para o deslocamento das crianças e acompanhantes que desejarem participar das atividades programadas pelo Governo Municipal em comemoração ao dia da criança nesta sexta-feira (12), no Parque Solon de Lucena (Lagoa).

O evento ‘Dia de Brincar’ terá início a partir das 14h e se encerra às 17h, mas os ônibus gratuitos já estarão circulando nos bairros a partir do meio-dia para atender a população que se dirigir à Lagoa para a festa. Além dos 42 ônibus especiais, os alunos da rede municipal de ensino que forem ao evento e estiverem fardados terão acesso livre nos veículos de linha do sistema de transporte coletivo.

Em reunião com a organização do evento, ficou definido ainda que os ônibus vão atender as 14 regiões orçamentárias, seguindo o itinerário normal das linhas em direção ao evento. Os ônibus terão uma tarja especial para diferenciá-los dos demais veículos em operação no sistema.

O embarque dos passageiros será feito nas próprias paradas e dentro de cada veículo haverá uma pessoa da comissão organizadora do evento, identificada com crachá, que ficará responsável pelo trajeto. No final da festa, por volta das 17h, os fiscais de transportes vão auxiliar o embarque da população nos ônibus gratuitos e nos que estarão operando no sistema para evitar transtornos.

Exposição – A STTrans vai montar uma exposição na Lagoa para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão para assegurar à população acessibilidade, mobilidade, segurança e conforto nos sistemas de transporte e trânsito.

Interdição na Lagoa – A partir das 16h desta quinta-feira (11), o anel interno da Lagoa será interditado no trecho entre a Avenida Miguel Couto até o prolongamento da Rua Rodrigues de Carvalho (próximo ao Cassino da Lagoa) para montagem dos equipamentos e tendas. O bloqueio total do anel interno será feito às 21 horas, permanecendo isolado toda a sexta-feira. Durante esse período, os condutores que se dirigirem no sentido Praias/Centro deverão utilizar o anel externo da lagoa (Hiper Bompreço).

Já os motoristas que seguirem em direção à Cidade Baixa (Varadouro) poderão optar pelo Baixo Roger ou pela Avenida João Machado. Para essa operação serão disponibilizados 25 agentes de trânsito, além dos fiscais de transportes que estarão orientando os desvios dos transportes coletivos.

Transporte – Neste feriado, a frota de transporte coletivo obedecerá ao quadro de horário de domingos e feriados, com 273 veículos. A STTrans vai reforçar os ônibus para os bairros de Tambaú e Cabo Branco com as linhas Circulares 1500 e 5100, da empresa Transnacional; 1510, da empresa Reunidas; e 5110, da empresa Boa Viagem. As linhas Circulares farão o seguinte itinerário em direção as praias: Avenida Rui Carneiro, voltando pela Avenida Epitácio Pessoa.