Dia de Brincar reúne mais de 25 mil pessoas na Lagoa

Por - em 35

Mais de 25 mil pessoas transformaram o Parque Sólon de Lucena (Lagoa) num imenso parque de diversões, durante toda a tarde do feriado do dia 12 de outubro. Este foi o segundo ano consecutivo da festa em comemoração ao Dia das Crianças que entrou definitivamente no calendário de eventos da cidade como o ‘Dia de Brincar’. A festa é uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Camas-elásticas, pula-pulas, tobogãs, piscinas de bolinhas, estandes com atividades diversas como capoeira, maquiagem, pintura em tela, esportes, percussão, de conto, brincadeiras populares, confecção de brinquedos, xadrez, leitura, educação para o trânsito, brinquedos infantis, jogos pedagógicos, arte e reciclagem, turismo e de fotografia ocuparam todo o anel interno da Lagoa e fizeram a alegria da criançada. Biscoitos, pipocas, picolés e salgadinhos também foram distribuídos para a garotada.

Na fila pula-pula, o menino Anthonys Leonardo Barbosa, de 8 anos, morador do Alto do Mateus, disse que participou da festa no ano passado e soube pela mãe que esse ano teria novamente. “Estava doido para vir esse ano de novo. Vim com minha vizinha e mais quatro amigos e estamos gostando muito”.

Já a menina Rafaela Soares de Brito, de 9 anos, moradora do Grotão, contou que antes comemorava o dia das crianças no shopping e que essa foi a primeira vez que veio ao Dia de Brincar. “Estou achando a festa muito boa, porque tem muitas brincadeiras, como escorrego, pula-pula de castelo e tudo de graça”.

Marly Soares, moradora de Jacarapé, levou o enteado Fernando, de 8 anos, e o sobrinho David, de 7 anos, para participar da festa e elogiou a iniciativa do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) pelo evento e ainda garantir ônibus de graça. “A maioria das pessoas do meu bairro não teriam dinheiro pra pagar a passagem. Só a viagem já foi um divertimento. Ele é o único prefeito que fez uma festa maravilhosa para as crianças”.

José Peres da Silva, morador de Mangabeira VII, participou da festa com família inteira, a mulher Sônia e os dois filhos Waleska, de 10 anos, e Débora, 3 anos. “Viemos ano passado e decidimos repetir a experiência, pois as meninas não falavam em outra coisa. Já ganharam lanche e vão brincar um bocado ainda”.

O prefeito Ricardo Coutinho falou do esforço da Prefeitura de João Pessoa para fazer uma festa como aquela, com tudo inteiramente gratuito, e anunciou para o mês de dezembro a realização de um antigo desejo seu: “que a gente possa fechar a Lagoa um domingo por mês para realizar um grande evento como esse”.

Já o secretário Alexandre Urquiza destacou o empenho da equipe de funcionários envolvida no evento para que o mesmo pudesse acontecer. “Queríamos agradecer a todos que vem trabalhando incansavelmente para que pudéssemos tornar possível essa festa e com esse sucesso”.

Divididas em dois palcos, muitas atrações artístico-culturais completaram a programação do evento. No Circo, a animação ficou por conta dos alunos do Circo-Escola da Sedes, que apresentaram vários números, e do Show de Calouros, que contou com a participação do público. Já no palco principal, o ponto máximo foi durante o lançamento do CD ‘Travessuras’, do maestro Carlos Anísio, que emocionou a platéia. A programação ainda contou com apresentações do Coral Herdeiros do Futuro, Grupo Latocando, Mistura Musical, Flor de Mandacaru, Ilê Odara, Hip Hop Coletivo e o solo de violino da menina Lisdália.

Na ocasião foram sorteados 736 brinquedos doados pelo Instituto Alpargatas, 10 mil livros infantis da Editora Paulus e 39 brindes (bicicletas, velocípedes, DVD’s e rádios) do Armazém Paraíba. No início das atividades, os educadores responsáveis orientavam as crianças para a importância da preservação do meio ambiente e não jogar lixo na rua.

Uma equipe de 600 funcionários da PMJP trabalhou diretamente para que tudo saísse conforme o planejado. Sessenta homens da Guarda Municipal e 115 da Polícia Militar, fizeram a segurança do público e garantiram a tranqüilidade da festa. Segundo informações da Polícia Militar nenhuma ocorrência foi registrada. Uma equipe 21 profissionais do Corpo de Bombeiros também estiveram a postos para qualquer eventualidade. Uma ambulância e a equipe do Samu realizaram o atendimento de saúde de 11 pessoas que procuraram o serviço para consultas clínicas. Oitenta agentes de controle Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) fizeram o ordenamento do comércio. Durante todo o período que antecedeu o evento (desde de quinta-feira) até a liberação do trânsito na madrugada do sábado, um grande número de agentes de trânsito trabalhou orientando motoristas e pedestres.

Transporte gratuito
– Uma parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito com as empresas de transportes públicos garantiu o transporte das crianças e acompanhantes das 14 regiões orçamentárias de João Pessoa, em 42 ônibus especiais (gratuitos).

Dentro do Pacto de Responsabilidade Social acordado entre as instituições também foi dada a gratuidade no acesso aos ônibus a qualquer aluno da rede pública de ensino, que estivesse com sua farda.