Dia de São José é comemorando com caminhada e celebrações

Por - em 34

O tradicional ‘São João Rural do Vale do Gramame’ abre oficialmente a sua programação deste ano, neste sábado (19), com cortejos, comidas típicas e muita animação, enfatizando as manifestações da cultura popular, a exemplo de Lia de Itamaracá e Cirandeiros do Vale. O evento, que já está na sua sexta edição, é realizado pela Escola Vila Olho do Tempo (Evot) e reúne as comunidades de Engenho Velho, Gramame, Gervásio Maia, Colinas II, Colinas do Sul e Mituaçu. A promoção é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Os shows acontecem a partir das 19h. Já a programação geral do evento tem início pela manhã, por volta das 5h, com a caminhada de São José, que traz os santos padroeiros das comunidades de Engenho velho, Colinas do Sul, Gervásio Maia, Gramame e Mituaçu, atraindo um grande número de moradores e visitantes da região.

Ao final da caminhada, na ‘Ponte dos Arcos’, sobre o Rio Gramame, acontece a celebração ecumênica, a partir das 8h. Nela, os romeiros agradecem as graças alcançadas e rogam por um plantio próspero, pela paz no Vale do Gramame e pela consolidação de uma consciência ecológica por parte da população, uma vez que os cristãos celebram o Dia de São José nesta data.