Dia do Agente de Limpeza é comemorado com festa no CAM

Por - em 50

Alegria e muita descontração marcaram a festa que comemorou o Dia do Agente de Limpeza, promovido pela Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) neste domingo (17). Realizado na área de lazer do Centro Administrativo Municipal ( CAM), em Água Fria, o evento reuniu cerca de 1.200 pessoas, entre agentes e familiares. O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, o superintendente da Autarquia, Coriolano Coutinho, o secretário de Esportes, Alexandre Urquiza, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Edvaldo Rosas, e a vereadora Sandra Marrocos também participaram da festa.

O ponto alto da festividade foi o sorteio de brindes como geladeiras, fogões, televisões, cestas básicas e bicicletas, a apresentação da dupla humorística Diet e Light, e o show da banda de pagode Sambaluarte. O banho de piscina, cama elástica e a distribuição de pipoca e picolé foram as atrações para a criançada.

Peças fundamentais – Atualmente, cerca de 700 agentes realizam o trabalho de limpeza das ruas dos bairros de João Pessoa. Peças fundamentais para a administração municipal, desde 2005 a Emlur realiza um trabalho de valorização e reconhecimento desses profissionais com o objetivo de mudar mentalidades, tanto da população quanto dos próprios agentes a respeito da importância do seu trabalho.

Entre os programas criados estão o Grupo de Percussão Baticumlata, que vem passando por uma reestruturação, o Coral da Emlur, o projeto de Alfabetização e o programa de saúde preventiva, que compreende consultas médica, odontológica e psicológica.

O prefeito Ricardo Coutinho aproveitou o momento para agradecer e parabenizar os agentes de limpeza pelo compromisso, desempenho e dedicação com que realizam o trabalho diário nas ruas da cidade. Ele lembrou que a limpeza urbana na gestão atual tornou-se mais democrática e foi ampliada para diversos bairros onde não existia a coleta domiciliar. “Quando um turista ou pessoas de outros municípios chegam à cidade percebem de imediato a limpeza. Desta forma, estamos contribuindo para a melhoria da saúde e a qualidade de vida da população”, disse o prefeito.

Durante a festa, o assessor parlamentar Manoel Bandeira, em nome do vereador Ubiratan Pereira (Bira), entregou uma placa ao agente de limpeza Jeová Barbosa, em homenagem a todos os profissionais de limpeza da cidade. Bira apresentou na Câmara Municipal de João Pessoa um voto de aplauso aos agentes de limpeza pelo seu dia.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, destacou a importância do trabalho dos agentes de limpeza na melhoria para a qualidade de vida da população. “Essa festa é fruto do empenho de todos que fazem esta Autarquia”, afirmou.

A agente de limpeza Maria de Fátima, que mora no Costa e Silva e trabalha na administração Jaguaribe, veio com a toda família participar do evento. “Agradeço a Emlur pelo reconhecimento do nosso trabalho. Todos estão de parabéns! Esse é um dia em que podemos esbanjar nossos sentimentos, alegrias e rever os grandes amigos”, afirmou. Januário Nascimento, morador do Alto do Mateus e que faz parte da Equipe Operações Especiais, sempre está presente nos eventos programados para os agentes de limpeza. Ele disse que a cada dia desenvolve seu trabalho com seriedade, compromisso, carinho e alegria. “São com esses métodos que meu dia se torna cada vez melhor nesta empresa, que adoro de coração”, completou.