Dia do índio é lembrado na Bica com dança do Toré e exposições

Por - em 30

Encerrando as homenagens ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), promove no próximo domingo (25) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), um dia inteiro de atividades relacionadas aos costumes indígenas. Oito integrantes das tribos Xucuru Kariri e Kariri Xocó estarão na Bica das 10h às 17h, interagindo com os visitantes.

Danças como o Toré, além de exposição de artesanato e pintura que retratam as suas tradições e costumes, são algumas das atrações. A entrada no Parque Arruda Câmara custa R$1,00 por pessoa, e criança abaixo de sete anos não paga.

Os Kariri-Xocó – cerca de 2.500 – estão localizados na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente a cidade sergipana de Propriá. A denominação Kariri-Xocó foi adotada como consequência da mais recente fusão, ocorrida há cerca de 100 anos entre os Kariri de Porto Real do Colégio e parte dos Xocó da ilha fluvial sergipana de São Pedro. Quando foram extintas as aldeias indígenas pela política fundiária do Império, eles tiveram suas terras aforadas e invadidas, indo buscar refúgio junto aos Kariri da outra margem do rio.