Dia Mundial da Água é comemorado com ação educativa na Capital

Por - em 119

Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria do Estado da Saúde (SES) e Fundação Nacional da Saúde (Funasa) realizaram nesta terça-feira (22) uma comemoração alusiva ao Dia Mundial da Água. O evento ocorreu das 8h às 18h no Ponto Cem Réis, no Centro da Capital, onde foram apresentados materiais educativos ensinando a evitar desperdício de água e como cuidar de doenças relacionadas a água suja e contaminada.

O coordenador de Controle de Zoonoses, Luis Francisco de Almeida, destacou que o evento teve como intenção chamar a atenção da população para a importância da água em seu dia mundial. “Não temos como viver sem a água, mas a maioria das pessoas não dá o devido valor”, destacou Almeida.

Luis ressaltou que o desperdício é um dos principais problemas relacionados à água. “O ser humano trata hoje a sua água muito mal. O desperdício, a poluição dos mananciais, assoreamento dos rios e a destruição das matas ciliares, são exemplo disso. Não é que a quantidade de água vá reduzir, o que diminui é a quantidade de água potável”, assinala.

A integrante do setor de educação em saúde ambiental e mobilização social da Funasa, Elma Araújo Pimentel, destacou a importância de trabalhar ações integradas entre órgão e população. “Temos que cumprir a lei e fazer o vínculo com a população para obtermos uma água de consumo com qualidade”, explica Elma.