Dia mundial da Hepatite é comemorado com dois eventos

Por - em 42

Dia 19 de maio é o dia Mundial da Hepatite. Para alertar e esclarecer a população sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esta realizando dois eventos. O primeiro acontece nesta terça-feira (19), no Auditório do Paço Municipal, às 14h30. O outro será uma palestra realizada no dia 21, no auditório do Cecapro, para profissionais de Salão de Beleza, também às 14h30. Além das palestras, haverá vacinação durante os eventos.

Nesta terça-feira, a palestra terá como público os jovens que participam do Projovem. “Escolhemos este público porque eles estão na faixa etária da vacinação e também por a maioria estar incluída no grupo de risco”, comentou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Aglaé Fernandes.

No dia 21, durante a palestra para profissionais de Salão de Beleza no Auditório do Cecapro (na Avenida Epitácio Pessoa, ao lado da TIM), profissionais da Vigilância Sanitária falarão sobre os riscos relacionados aos serviços oferecidos no salão, como a correta esterilização dos equipamentos de manicura e pedicura. Será lembrado ainda que apenas produtos registrados na ANVISA podem ser utilizados nos salões. As lâminas usadas para fazer barbas e durante o corte de cabelo dos homens devem ser descartáveis, pois também oferecem risco de contaminação.

Quem pode tomar a vacina contra hepatite?
Pessoas até 19 anos ou que estejam inseridas nos grupos de risco. São considerados grupos de risco doadores de sangue, pessoas que trabalham com lixo hospitalar, profissionais de saúde, manicures, policiais e bombeiros
 
O que é a hepatite?
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode comprometer o funcionamento deste órgão. Existem vários tipos de hepatite, sendo as mais comuns aquelas causadas por vírus. Há também outros tipos que são causados por agentes tóxicos, como drogas e outras substâncias químicas, medicamentos e álcool. As hepatites virais são as A, B, C, D, e E, e são transmitidas de formas diferentes.
 
HEPATITES A e E: esses dois tipos de hepatite são transmitidos através da ingestão de alimentos ou pela água contaminada por fezes que contêm o vírus.

HEPATITE B: esse tipo da doença é transmitido principalmente por relações sexuais desprotegidas (através de sêmen e secreção vaginal de pessoa que tenha esse vírus) e também através de contato com sangue contaminado.

HEPATITE C: é transmitida principalmente por contato com sangue contaminado.
     
Podem transmitir a hepatite dos tipos B e C: o uso de drogas injetáveis com compartilhamento de agulhas e seringas ou de canudos para inalação de drogas, tatuagens ou a aplicação de piercing sem cuidado com o material utilizado e compartilhar aparelho de barbear, material de manicure e até escova de dentes.