Dida Fialho e Unidade Móvel abrem Festa das Neves, sábado

Por - em 47

Dida Fialho, Unidade Móvel e Orquestra Glamour farão a abertura da Festa das Neves 2009, neste sábado (1º), a partir das 21h. Os shows acontecem no palco armado na Avenida Odon Bezerra. Antes, por volta das 20h, na Praça Dom Adauto (Praça do Bispo), será a vez da cultura popular, com ciranda, lapinha e quadrilha. Porém, as comemorações profanas já começam por volta das 17h20, no mesmo lugar, com performances voluntárias de grupos artísticos existentes na Capital, ligados a diferentes vertentes expressivas. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural do município (Funjope). 

O cantor e compositor Dida Fialho vai mostrar ao público algumas composições do CD ‘Pensadores Virtuais’, arranjadas pelo músico Jota Morais. “Essa cidade, tão bucólica e ao mesmo tempo urbana, já inspirou várias canções, inclusive a mim. Ela é considerada um berço de grandes músicos. Portanto, comemorar o aniversário de João Pessoa cantando, no palco, é sempre um prazer para um filho da terra”, comentou. 

Neste sábado, Dida Fialho sobe ao palco para mostrar as composições que têm um tom lírico com o tempero rítmico do Nordeste. Ele se apresenta com um quarteto de músicos formado por Nildo Jones (guitarra), Danilo (teclados), Berinho (bateria), Heleno (baixo). Nascido no bairro de Cruz das Armas, aos 9 anos de idade se mudou para a Torre, onde permaneceu até a fase adulta. Depois de ganhar o violão do pai, aos 14 anos, não largou mais aquele instrumento. No momento, está produzindo um CD em comemoração aos 31 anos de carreira. O trabalho tem participação de artistas paraibanos. 

A banda de rock Unidade Móvel, com oito anos de formação, também se apresenta na primeira noite da Festa das Neves. Composta por Igor Ayres (voz e baixo), Marcos Rosa (guitarra) e Victor Rocco (bateria), o grupo possui músicas autorais. No repertório, estão composições do disco recente, intitulado ‘Em Tempo Real’, que foi gravado e mixado no Estúdio Peixe Boi, na capital paraibana. O projeto teve o apoio do Fundo Municipal de Cultura (FMC).  

A Unidade Móvel já se apresentou nos principais eventos paraibanos, a exemplo do Festival Nacional de Artes (Fenart), Centro em Cena, PB Pop e Estação Nordeste. Fora do Estado,também fez shows no Rock’n’halls (PE) e Forcaos (CE). Recebeu ainda homenagem pela performance no Projeto Seis e Meia, quando abriu a noite para o cantor e compositor Paulinho Moska.
 
A Orquestra Glamour também vai animar a Festa das Neves. No repertório, o grupo mostrará vários estilos, como rock pop, dance, forró, axé music, além de duas canções em homenagem ao artista americano Michael Jackson, falecido recentemente.  

O grupo pessoense é considerado uma orquestra de baile, criado há três anos. A iniciativa tem à frente o guitarrista Edu Montenegro. Há ainda dez integrantes, que utilizam instrumentos como guitarra, baixo, bateria, percussão, sax alto, sax tenor, trombone e trompete. Isso sem contar os vocais masculino e feminino.  

Cultura popular – Mais uma vez, a cultura popular, com as expressões mais genuínas da identidade paraibana, tem espaço garantido no calendário oficial dos eventos festivos da cidade. A partir das 20h, se apresentam na Praça Dom Adauto a Quadrilha Junina Flor de Lírio (Funcionários IV, em João Pessoa), Lapinha Bom Jesus (Bela Vista, em João Pessoa) e Ciranda dos Tupinambás  (Mandacaru, em João Pessoa).  ]

Ao lado do palco da cultura popular haverá a Tenda do Cordel, com venda de CDs, DVS e cordéis. O local será comandado pelo mestre Francisco Diniz, de Mandacaru.  Antes dessas apresentações no espaço, o público terá oportunidade de ver, a partir das 17h30, a performance do Mestre Brown, além de atividades para a criançada em comemoração aos 25 anos do palhaço Xokito.  Confira a programação completa da festa acessando o portal da Prefeitura de João Pessoa www.joaopessoa.pb.gov.br