Diretor da Funjope é eleito presidente do Fórum dos Secretários de Cultura

Por - em 58

O diretor-executivo da Funjope Milton Dornellas é o mais novo presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas. Ele foi eleito nesta quinta-feira (1º), durante reunião geral do fórum que está sendo realizado em Brasília. Além da realização do processo eleitoral para escolha do novo presidente, a reunião

do Fórum que Dornellas participa discute importantes assuntos como o intercâmbio cultural entre as capitais e discutir junto ao Iphan a situação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

Segundo o diretor Milton Dornellas, a missão para presidir o Fórum dos Secretários de Cultura das Capitais coloca João Pessoa em destaque no cenário cultural nacional, já que o Fórum participa do Conselho Nacional de Cultura e do Conselho de Incentivo à Cultura. “São dois espaços importantes de debates, análise de projetos e encaminhamento de propostas do Fórum” resumiu.

O Fórum Nacional dos Secretários de Cultura é uma articulação política que existe há 30 anos e tem o objetivo de debater políticas culturais existentes por todo o país. O Fórum realiza periodicamente reuniões em diferentes regiões do Brasil.

Encontro com ministra – O diretor da Funjope participa ainda nesta sexta (02) de uma reunião com a ministra da Cultura Ana de Holanda. Na ocasião, será assinado um termo de compromisso por parte do Governo Federal para a instalação da rede dos pontos de cultura em João Pessoa.

Ponto de Cultura faz parte do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. É uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. O Ponto de Cultura não é uma criação de projetos, mas a potencialização de iniciativas culturais já existentes.

Os projetos selecionados funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.