Diretor da Funjope participa em Brasília de debates sobre PEC da Cultura

Por - em 27

O auditório da Câmara dos Deputados, em Brasília, ficou lotado de autoridades e personalidades na tarde desta quinta-feira (18) durante debates sobre a “A Cultura no centro da agenda do país”. Entre os presentes estavam o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) Chico César.

Na abertura do encontro, o ministro Juca Ferreira revelou a iniciativa de realizar um programa destinado à conservação das cidades históricas brasileiras, apresentando também, um panorama da Cultura no Brasil. Ele destacou a necessidade de descentralização dos recursos destinados à Cultura por meio da Lei Rouanet.

O diretor executivo da Funjope, Chico Cesar, informou que foi amplamente debatida a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 150/2003, que vincula 2% do orçamento federal, 1,5% do orçamento estadual e 1% do orçamento municipal para a Cultura. Chico César pontuou que a aprovação do projeto, vai facilitar o trabalho das diversas secretarias de cultura do país. Ele exemplificou a situação de João Pessoa, onde existem casas históricas com valor cultural para o todo país e que o apoio do Minc é de suma importância para a manutenção deste legado histórico.

Chico César disse ainda que MinC convidou a Prefeitura de João Pessoa (PMJP)a aderir ao Programa Mais Cultura. “Através deste programa federal poderemos instalar novos equipamentos culturais na periferia, a exemplo de bibliotecas, espaços multiuso e salas de projeção audiovisual”, revelou.