Diretores de escolas recebem orientações sobre a influenza ‘A’

Por - em 26

Febre acima de 38 graus, tosse e dificuldades para respirar. Esses são os sintomas de uma gripe e, ao apresentar esses sintomas, a pessoa deverá procurar um serviço de saúde. A medida tem que ser tomada para que seja descartada a possibilidade de contágio com a Influenza A ou para que a pessoa possa ser colocada em monitoramento. Para divulgar medidas de prevenção de contágio da nova gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esta realizando uma série de palestras desde a semana passada em instituições públicas e privadas. Nesta quinta-feira as palestras aconteceram para médicos e funcionários do Ortotrauma e para diretores de escolas e Creis do município.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde, Julia Vaz, as recomendações para a comunidade escolar são praticamente as mesmas que todas as pessoas devem adotar. “Ao espirar ou tossir, a pessoa deverá colocar as mãos para cobrir nariz e boca e depois lavar as mãos. As mãos, aliás, devem ser lavadas constantemente. As pessoas devem dar preferência às janelas e portas abertas no lugar de ar-condicionado, para que o ar ambiente possa circular”, comentou.

Para as escolas, as recomendações extras são: comunicar à Vigilância à Saúde, através do 0800 2820 7959, a ocorrência de três ou mais alunos com sintomas de gripe que estudem na mesma sala; evitar usar bebedouros públicos e impedir que os alunos usem copos, talheres e pratos já usados por outros antes que estes sejam lavados. “Esses objetos de uso pessoal que são compartilhados durante a merenda devem ser bem lavados e durante a noite permanecerem em uma solução de água e hipoclorito”, comentou Julia Vaz.

O Ministério da Saúde recomendou ainda que crianças que estejam com sintomas da gripe só voltem às aulas quando não apresentarem mais os sintomas. A Secretária de Educação do Município, Ariane Sá, disse que neste momento não existe motivos para as pessoas entrarem em pânico. “A hora é de prevenir. Com esta palestra dada pela Secretaria de Saúde, todos os diretores ficaram informados e passarão a informação para todos da sua escola. Por enquanto, não existe nenhuma situação que indique suspensão das aulas e, por isso, elas estão mantidas no município de João Pessoa”, garantiu.

Palestra Também no Ortotrauma

Durante a manhã, a palestra aconteceu para médicos e funcionários do Ortotrauma. “Neste momento, todos nós temos necessidade de informação, até porque tem uma comoção geral não só na cidade, mas em todo o mundo, com pessoas com receio por causa da nova gripe. Nós absorvemos as indicações da secretaria e passaremos a conduta para todos os funcionários do hospital, para que saibam como proceder diante de uma suspeita de caso”, comentou o coordenador clinico do hospital, Bertrand Cariry.

Ação na Festa das Neves

A SMS afixará cartazes em toda a extensão da Festa das Neves para orientar as pessoas que ali estiverem. “O local da festa é aberto e não se deve ter maiores preocupações em relação a isto. O que devemos fazer é continuar com a conduta de higiene, principalmente colocar as mãos na frente do nariz e da boca antes de espirrar ou tossir”, disse Julia Vaz. A colocação dos cartazes acontecerá no final da tarde desta sexta-feira (31) e será feita por uma equipe da Diretoria de Vigilância á Saúde.

Palestras e material educativo

A instituição pública ou privada que precisar de material educativo poderá entrar em contato com a SMS, que disponibilizará cartazes e panfletos confeccionados pelo Ministério da Saúde. As instituições que sentirem a necessidade de realizar palestras educativas também poderão entrar em contato com a secretaria, que disponibilizará um profissional da Diretoria de Vigilância à Saúde para fazer uma ação. Este serviço prestado pela Secretaria de Saúde é inteiramente gratuito, não podendo ninguém cobrar por ele.

As ações educativas começaram na semana passada, com representantes de hospitais públicos e privados que atuam em João Pessoa. Esta semana, já participaram de ações os representantes de escolas particulares, funcionários da SMS e da Estação Cabo Branco, médicos do Ortotrauma e diretores de Escolas e Creis do Município.

Nesta sexta-feira acontece, na sede da Secretaria de Saúde, às 9h, palestra para representantes de Instituições de Longa Permanência de Idosos e funcionários do Distrito Sanitário IV. No sábado, as palestras acontecem para a Escola Pio X, às 9h, e Motiva, às 14h. No dia 4 de agosto será a vez do Clube da Pessoa Idosa, às 15h.

Números da Influenza A em João Pessoa

Até a tarde desta quinta-feira, os números da Influenza A em João Pessoa eram os seguintes:

Seis casos confirmados, sendo que uma destas pessoas morreu
11 casos descartados
4 casos em monitoramento

O caso mais recente em monitoramento é de um homem de 48 anos, estivador, que começou a apresentar febre, tosse, dor de garganta, dispnéia (falta de ar), mialgia (dor nos corpo) e corisa no dia 28 e procurou o HU nesta quinta-feira (30). Ele ficará internado no Hospital Universitário em observação por apresentar grande dificuldade de respirar.