Distritos sanitários participam de oficina sobre hepatites virais

Por - em 28

De 5 de julho a 8 de agosto os cinco Distritos Sanitários da Capital, bem como a Vigilância em Saúde, irão participar de oficinas para hepatites virais, destinadas a enfermeiros e médicos das Equipes de Saúde da Família (ESF). A ação será realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa no auditório do Hospital Santa Isabel, das 8 às 12h, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que seja melhorada a identificação e acompanhamento do tratamento da doença.

O coordenador do Centro de Testagem em DST/Aids (CTA), Roberto Maia, destaca que, a partir da realização da oficina, os profissionais serão capacitados a realizar um aconselhamento específico nas unidades de saúde. “Vamos destacar a importância da notificação da hepatite na atenção básica. Com isso podemos fazer com que os profissionais possam tirar as dúvidas sobre os marcadores de hepatites, dialogar sobre o fluxo da rede de referência e contra referência em hepatites virais do nosso município”, destacou Roberto.

O coordenador do CTA ressaltou que grande parte das pessoas portadoras de hepatites virais só descobrem a patologia em estado avançado da doença. “Precisamos reforçar a prevenção das hepatites virais e trabalharmos de forma intersetorial essa prevenção. Estamos em parceria com o Hospital Universitário, que está fornecendo médicos especialistas para ministrar as oficinas”, enfatizou Roberto.

Datas – Os distritos I e II participam da primeira parte da oficina no dia 5/07. Já os distritos IV e V trabalharão o tema no dia 1º/08. O distrito III, a rede de hospitais e rede especializada participam da capacitação no dia 8/08. A previsão da organização é que mais de 200 pessoas participem da oficina.

Hepatite Viral – A hepatite viral ocorre quando um vírus causa infecção e inflamação do fígado. Os vírus que causam hepatite viral são denominados de vírus da hepatite A, B, C, D e E. Esses tipos de vírus causam uma hepatite viral aguda, mas os vírus das hepatites B, C e D podem causar infecção crônica e prolongada, que pode durar por toda a vida. A hepatite crônica pode causar cirrose, insuficiência hepática e também câncer no fígado. Outros tipos de vírus que afetam o fígado e causam hepatite são o citomegalovirus; Epstein-Barr vírus, herpes vírus; parvovirus e adenovirus. Em João Pessoa o tratamento da hepatite viral ocorre no Hospital Universitário, no Clementino Fraga e no CTA, situado no bairro de Jaguaribe.

HIV/Aids
– O auditório do Santa Isabel sediará uma Oficina sobre Revelação Diagnóstica em HIV/Aids no dia 7/07, das 8h às 17h. O curso será destinado aos serviços de referência em DST/Aids, bem como para algumas Unidades de Saúde da Família, com a intenção de implantar o teste rápido para o HIV, que pode fornecer o resultado em 20 minutos. “Esta é uma forma de estimularmos a e darmos continuidade a política de educação permanente dos servidores”, concluiu Roberto Maia.