Diversidade sexual é tema de oficina nos Centros de Referência

Por - em 34

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está promovendo uma oficina sobre diversidade sexual nos Centros de Referência da Cidadania (Crcs) e nos da Juventude (Cras), localizados em vários bairros da cidade. Na tarde desta quinta-feira (09), a equipe de duas pedagogas e uma psicóloga esteve no bairro do Rangel.

Na próxima segunda-feira (13), das 14 às 17 horas, a oficina será ministrada no Alto do Mateus. Já as oficinas que acontecem na parte da manhã, ocorrem das 8 às 11h30. A programação completa da semana pode ser conferida abaixo. A iniciativa faz parte da ‘Semana Municipal de Diversidade Sexual’, que começou no último dia 30 de junho e se estende até o dia 17 de julho.

De acordo com Cassandra Figueiredo, diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), as inscrições, que são gratuitas, são feitas apenas no local das oficinas. Outras informações também são obtidas nos centros de referência. Ainda segundo a diretora, o público alvo da capacitação são pessoas que trabalham com o segmento e também da sociedade civil. “Esta oficina contempla os diversos segmentos que trabalham com o tema. A iniciativa é uma ação de cidadania, afirmação e reforço do poder público municipal no enfrentamento e combate às práticas de discriminação”, afirmou Cassandra.

Na oficina, o público participante é orientado sobre o tema em vários aspectos, inclusive histórico, relacionado com os direitos humanos, além da apresentação da cartilha ‘João Pessoa Respeitando a Diversidade Sexual’, lançada no mês de maio deste ano e confeccionada pela equipe da Assessoria de Políticas Públicas para a Diversidade Humana em parceria com o Governo Federal. “O objetivo da oficina é produzir reflexão e sensibilizar para uma maior compreensão do movimento LGBT, perceber conteúdos e formas de caráter homofóbicos presentes na sociedade e instigar a reflexão para agir sobre o respeito à diversidade humana”, enumerou Cassandra Figueiredo.

A capacitação é ministrada pelas pedagogas Dajna Silva e Socorro Almeida, além da psicóloga Rosemary Garcia.

Dias, horários e bairros das oficinas:

Segunda-feira (13) – tarde – Alto do Mateus
Terça-feira (14) – tarde – Mangabeira
Quarta-feira (15) – manh㠖 Gervásio Maia

tarde – Cristo
Sexta-feira (17) – manh㠖 Bancários