Documentário ‘Memórias da Paraíba’ será lançado nesta sexta

Por - em 35

‘Memórias da Paraíba: das Neves a João Pessoa’. Este é o nome do vídeo documentário que será lançado nesta sexta-feira (9), a partir das 19h, no Casarão 34, com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), que é gerido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A obra cinematográfica tem a direção da socióloga e educadora Sonia de Almeida Pimenta.

O documentário propõe um olhar crítico sobre as mudanças do nome da capital paraibana, com vistas ao resgate da história e da memória de um fato tão relevante para a história da Paraíba. O trabalho faz parte da produção do grupo de pesquisa ‘Mediação Pedagógica’ e se propõe a ser uma representação parcial e subjetiva da realidade. No entanto, o uso dos depoimentos contribui para o despertar da opinião pública, explicitando, paralelamente, contextos sócios culturais da história.

Também integram a equipe de produção do vídeo documentário, o Jornalista Leandro Abraão (Direção Executiva), a educadora Mabel Petrucci (Direção de programação), que também assina como proponente do projeto junto ao FMC, a historiadora Ilza Franco (Direção técnica) e Roberto Dantas e Samara Cruz (Produção).

Mediação Pedagógica – O grupo de pesquisa foi criado com a proposta de produzir dispositivos culturais que promovem a democratização do conhecimento crítico e significativo, de modo a referenciar a construção das nossas identidades.

Serviço – O Casarão 34 está localizado na Rua Visconde de Pelotas, nº 34, em frente a Praça Dom Adauto, popularmente conhecida como Praça do Bispo. Mais informações pelo telefone 3218-9708, em horário comercial.